ENGENHARIA AGRONÔMICA REALIZA MINICURSO SOBRE CLASSIFICAÇÃO DO SOLO

                O curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA realiza neste sábado, 07 de dezembro, das 7h30 às 16h00, o minicurso “Classificação do solo: aspectos técnicos e de conservação” em comemoração ao Dia Mundial do Solo, comemorado em 05 de dezembro. A atividade será no anfiteatro da Agência Paulista do Agronegócio (APTA), Polo Centro Norte de Pindorama.             O minicurso será ministrado pelo engenheiro agrônomo Dr. Sandro Roberto Brancalião. Ele falará sobre o tema em relação à classificação do solo e suas particularidades de manejo e conservação. As inscrições custam R$ 25 e poderão ser feitas até 30 minutos antes do início do minicurso.   Sobre o palestrante             Dr. Sandro Roberto Brancalião é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Jaboticabal, mestrado em Agronomia (Agricultura)  pela UNESP de Botucatu e doutorado em Agronomia, área de concentração: Agricultura, também pela UNESP de Botucatu.  Possui pós-doutorado pelo Conselho Nacional de Pesquisa-CNPQ/Embrapa Instrumentação, em técnicas espectroscópicas, com trabalho referente à Dinâmica e Qualidade da MOS.  
Agronomia
Publicado em 06/12/2019 por Mauro Assi

UNIDADES RECEBEM EMCAA EM CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO

A Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) realizou campanha de orientação nos hospitais Emílio Carlos, Padre Albino, HCC e na UNIFIPA entre os dias 25 e 29 de novembro. O objetivo foi conscientizar colaboradores, alunos, pacientes e acompanhantes sobre os riscos com o início da temporada de chuva.   Com a #CatanduvaContraDengue, a Fundação Padre Albino, em parceria com a Prefeitura e outras instituições de saúde, está movimentando a campanha “Você já fez sua parte?” para que a população evite água parada e permita a entrada dos agentes nas residências e comércios para orientação e busca de possíveis focos do mosquito.   A FPA, através das Brigadas da Dengue, formadas por seus colaboradores, vistoria rotineiramente as áreas internas e externas de suas unidades para garantir que não haja acúmulo de água, evitando assim a proliferação do mosquito.
Hospital de Câncer de CatanduvaHospital Emílio CarlosHospital Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/12/2019 por Marcella Milani

ENGENHARIA AGRONÔMICA UNIFIPA APOIA CURSO DA APTA

            Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Polo Regional Centro Norte, em Pindorama, realizará a I Capacitação em Fisiologia Vegetal: fotossíntese, crescimento vegetal e parâmetros fisiológicos. São oferecidas 40 vagas para a qualificação, que conta com apoio do curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG).             A capacitação será ministrada pela Profa. Dra. Maria Izabela Ferreira. As inscrições e informações poderão ser obtidas pelo e-mail mtvilela@apta.sp.gov.br e os participantes receberão certificados com carga horária de 24 horas.  Sobre a palestrante             Profa. Dra. Maria Izabela Ferreira é graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu. Doutora em Ciências  Biológicas (Botânica) pelo Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, com período de Co-tutela na Università degli Studi di Padova (UNIPD) – Pós-doutorado em Horticultura, área de pós-colheita. Docente do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA.  
Agronomia
Publicado em 06/12/2019 por Mauro Assi

PROJETO TERCEIRA IDADE ENCERRA ATIVIDADES E LANÇA O LIVRO “MEMÓRIAS DE UM PROJETO DE SUCESSO”

A Terceira Idade UNIFIPA, projeto de extensão do curso de Educação Física Licenciatura, encerrou suas atividades em 2019 e lançou o livro “Memórias de um projeto de sucesso”, que relata os 20 anos de existência do projeto, no dia 4 de dezembro. Na oportunidade também foi entregue às 28 alunas o certificado de Menção Horrorosa pelas atividades realizadas no ano. A aluna Leonor Bernardes de Souza, de 82 anos, foi homenageada e recebeu diploma simbólico por ter sido alfabetizada neste ano pela Profa. Esp. Zélia de Oliveira Pantaleão, do curso de Pedagogia. A formanda Adelaide Redorat Santaella Rosa, representando a turma, escreveu discurso que foi proferido pela aluna Marlene Meneghelli Dias. Ao final da solenidade, as alunas do projeto cantaram a música “O que é, o que é?, de Gonzaguinha. A mesa de cerimônia foi composta pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, a gestora  administrativa e financeira Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira, o coordenador do curso de Educação Física Licenciatura e idealizador do projeto, Prof. Esp. José Cione Neto, a coordenadora dos projetos de extensão do curso de Educação Física Licenciatura e Terceira Idade UNIFIPA, Profa. Ma. Luciana de Souza Cione Basto, e o idealizador do livro, Prof. Me. Marcus Vinicius Seixas.  
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 05/12/2019 por Marcia Bernardes

FORMANDA É APROVADA PARA MESTRADO

         A formanda do curso de Enfermagem da UNIFIPA Adriani Izabel de Souza Moraes foi aprovada no processo seletivo do programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR, na linha de pesquisa Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem, eixo temático Políticas e Práticas em Saúde Coletiva.             De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dr. Maria Cláudia Parro, na primeira etapa, de caráter eliminatório, para nota inferior a sete, Adriani foi pontuada com 9,7. Na segunda etapa, por meio da média da primeira etapa mais análise de currículo, ela obteve nota 7,72, ficando em primeiro lugar naquele eixo temático. Foto: Adriani Izabel de Souza Moraes      
Enfermagem
Publicado em 04/12/2019 por Mauro Assi

CAMPANHA ABRACE O HCC COM SEU CABELO ENTREGA DOAÇÕES

            O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIFIPA promoveu a Campanha Abrace o HCC com seu cabelo de 28 de outubro a 18 de novembro, apenas às segundas-feiras, entre os alunos da instituição e comunidade.  47 pessoas doaram cabelo para a campanha. A entrega dos cabelos foi feita no dia 02 de dezembro para o Setor de Captação de Recursos do Hospital de Câncer de Catanduva (HCC) pela Profa. Esp. Alda Nascimento Batista e pelo Prof. Me. José Claudinei Cordeiro.             A doadora mais jovem a participar da campanha foi uma menina de 9 anos e a mais velha de 29 anos; já a maior doação de cabelo foi de 27 cm. “Ficamos muito felizes pelo resultado da campanha. Foi uma realização fazer a felicidade de pessoas que estão passando por este momento tão difícil. Ajudar a melhorar a autoestima delas é muito gratificante. Obrigada a todas que participaram fazendo a doação dos seus cabelos”, comemorou a Profa. Alda.      
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/12/2019 por Mauro Assi

FAECA JÚNIOR ARRECADA PRODUTOS PARA DOAÇÃO AO LAR DOS IDOSOS DE PINDORAMA

                 Durante o mês de novembro, a Faeca Júnior, empresa júnior de consultoria do curso de Administração da UNIFIPA, arrecadou 651 itens, entre alimentos e alguns produtos de higiene e limpeza, para o Lar dos Idosos de Pindorama. O Natal Júnior é uma ação solidária anual que visa arrecadar donativos para ajudar instituições de Catanduva e região e em 2019 a escolhida foi o Lar de Idosos de Pindorama.             O projeto foi desenvolvido pelos alunos da Faeca Júnior e teve apoio e arrecadação dos alunos dos cursos de Administração, Direito e Pedagogia da UNIFIPA. Além disso, os professores do curso de Administração se prontificaram a colaborar com a ação.             Os produtos arrecadados foram entregues no dia 30 de novembro pelos alunos da Faeca Júnior Isabela Cristina Motta Maciel, João Pedro Citolino, Kemilly Piveta, Lister Ogusuku Ribeiro, Natália Marineli Vacarin e Raíssa Vicente, acompanhados pelo coordenador da empresa júnior, Prof. Me. Cléber Peres.  Doações             A ação arrecadou 162 litros de leite, 100 kg de arroz, 94 kg de açúcar, 86 pacotes de bolacha, 42 pacotes de macarrão, 40 kg de feijão, 36 pacotes de café, 18 litros de óleo de cozinha, 15 sachês de molho de tomate, 16 sucos de saquinho, 13 pacotes de fubá, 11 caixas de gelatina, 6 kg de sal de cozinha, 3 kg de farinha de trigo, 2 pacotes de achocolatado em pó, 1 kg de farinha de mandioca, 1 pacote de goiabada, 1 lata de milho em conserva, 1 amaciante de roupas, 1 sabonete, 1 sabão em barra e 1 escova de dente, totalizando, 651 itens.    
Administração
Publicado em 03/12/2019 por Mauro Assi

CIRCULADOR DE SAÚDE REALIZA ÚLTIMO ENCONTRO

            O projeto Circulador de Saúde promoveu o último encontro do ano no dia 29 de novembro e contou com a participação de funcionários com hipertensão, diabetes e sobrepeso.             O projeto foi iniciado em março deste ano e tem o objetivo de incentivar e educar os participantes a cuidarem da saúde e melhorar a qualidade de vida, além de proporcionar consultas médicas, exames laboratoriais e cardíacos, palestras com as Ligas de Medicina do Trauma e de Endocrinologia, aulas com nutricionista, farmacêutico, educador físico e psicóloga.             Voltado para todos os colaboradores da FPA, o Circulador de Saúde é parceria do GAT (Grupo de Apoio ao Trabalhador) e do Setor de Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino.
Fundação Padre Albino
Publicado em 02/12/2019 por Marcella Milani

ALUNOS REALIZAM ATIVIDADE SOBRE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

          No dia 23 de novembro, os alunos do 3º ano do curso de Biomedicina da UNIFIPA realizaram atividade de conscientização e informação sobre sustentabilidade e meio ambiente com distribuição de mudas na Praça Monsenhor Albino. Os alunos também orientaram sobre reaproveitamento de materiais plásticos e da água de chuva para a população que passava pela praça.             O evento foi organizado pela Profa. Dra. Márcia dos Santos Cavazzana, da disciplina Ciências Ambientais.    
Biomedicina
Publicado em 02/12/2019 por Mauro Assi

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA RADIOTERAPIA É TEMA DE PALESTRA PARA ALUNOS

           Os alunos do curso de Biomedicina da UNIFIPA assistiram palestra sobre “Princípios básicos da radioterapia” ministrada pelo biomédico José Eduardo Lopes, no dia 21 de novembro.             De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Ana Paula Girol, a Imagenologia é uma das habilitações do biomédico e o curso de Biomedicina oferta a possibilidade de realização de estágio supervisionado nessa área aos graduandos. “Por isso, a palestra proferida por especialista na área é importante para passar informações aos alunos interessados”, explicou a coordenadora.    
Biomedicina
Publicado em 02/12/2019 por Mauro Assi

DOCENTE MINISTRA PALESTRA SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA

           No dia 22 de novembro, o Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, docente do curso de Biomedicina da UNIFIPA, ministrou palestra sobre câncer de próstata para os funcionários da empresa Cotave. O professor falou sobre a importância da saúde do homem, prevenção do câncer de próstata, exame de PSA, toque retal e hábitos de vida saudáveis.                A palestra foi atividade do Novembro Azul.    
Biomedicina
Publicado em 02/12/2019 por Mauro Assi

30 ALUNOS DA UNIFIPA PARTICIPAM DO CONIC 2019

             Trinta alunos da UNIFIPA estão participando do 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) 2019,  promovido pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do SEMESP - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo  na  Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia, em São Paulo. Iniciado nesta sexta-feira (29), ele termina neste sábado (30) de novembro. Estão inscritos alunos de Biomedicina, Direito, Educação Física e Enfermagem, que apresentarão os trabalhos neste sábado, dia 30.             Nesta 19ª edição foram 2.178 trabalhos inscritos, de 4.012 alunos (autores e coautores) de instituições de ensino superior públicas e privadas, nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Premiação             Além dos prêmios para os melhores trabalhos de cada uma das quatro áreas do conhecimento, no valor de R$ 2.000,00 na categoria Concluído, e no valor de 1.000,00 na categoria Em Andamento, haverá o Prêmio Especial para o melhor trabalho “Concluído”, selecionado entre os ganhadores, no valor de R$ 2.000,00, e também o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental de R$ 1.500,00 para o melhor trabalho Concluído cujo foco da pesquisa esteja relacionado à preservação do meio ambiente ou descoberta de alternativas sustentáveis do ponto de vista ambiental. Trabalhos             Os trabalhos dos cursos da UNIFIPA são: Medicina - População Transgênero e seu Acesso à Saúde: Uma Revisão de Literatura, apresentação de Ana Beatriz Parsekian, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautores Mariane Gorzoni e Jaqueline Cestari. Direito - Lei de Acesso à Informação e a Responsabilidade Civil do Estado pelas Violações de Direitos Humanos Ocorridas Durante o Regime Militar Brasileiro, apresentação de Ana Caroline Colombo, orientação da Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel. Direito - Um Olhar Feminista sobre a lei Maria da Penha, apresentação de Ana Clara Gomes Balbino, orientação de Profa. Ma.  Márcia Maria Menin. Medicina - Perspectiva da Doação Voluntária do Corpo Cadavérico: Importância para o Ensino e Pesquisa em Anatomia, apresentação de Ana Cláudia Scaraficci, orientação do Prof. Dr. Renato Rissi, coautores Guilherme Rainieri Ventura, Gustavo Flamini e Mateus Hatae Campoville. Direito - Democracia e cidadania: Sistema Único de Assistência social como Direito Social e Política Pública - Rede SUAS e Efetividade, apresentação de Ana Júlia Buniak Pinto, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira. Direito - Análise da importância da participação em conferências públicas de direitos para a formação do jurista, apresentação de Ana Luíza Azevedo, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautor Brunno Bortolini. Direito - Olhar sobre Acolhimento Familiar e Institucional de Crianças e Adolescentes no Âmbito do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, apresentação de Asheley Shirley da Silva, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira. Medicina - Efeito da Administração de Steroide anabolizante durante a Prenhez de Ratas Wistar e o Reflexo do Tratamento nos Fetos, apresentação de Bianca M. M. E.A.H.N. Braga, orientação da Profa. Dra. Nilce Barril, coautores João Pedro Cação, Gabriel A. Filho, Rafael Dias Maria, Paulo Eduardo A. Z. Raffa e Cristiane Helena Sanches. Direito - Agravo de instrumento: análise da possibilidade de ampliação do rol previsto no art. 1.015 do código de processo civil e a segurança jurídica, apresentação de Bruno Ferreira da Silva, orientação do Prof. Me. Alexandre Fontana Berto. Medicina - Avaliação do efeito inibitório do extrato hidroalcoólico de Malpighia glabra, apresentação de Caio Henrique Yamamoto Madeira, orientação da Profa. Dra. Andréa de Haro Moreno, coautores Fernanda Yae Takaoka Muraishi  e Lucca da Costa Mega. Biomedicina - Carcinoma Espinocelular de Boca: Relato de Caso e Avaliação dos Fatores de Risco, apresentação de Carolina Gama Nascimento, orientação de Profa. Dra. Larissa Fávaro Marchi. Medicina - Pontes de Miocárdio: Padrões que possam facilitar seu diagnóstico, apresentação de Daniel Gregório Gonsalves, orientação de Prof. Me. José Celso Assef e Prof. Dr. Renato Rissi, coautores Amarilys Reis Zucoloto, João Victor Morabito, Rafaella Baratta Colla e Harissa Padovez Rays. Biomedicina - Avaliação da atividade antibacteriana do extrato hidroalcoólico de Malpighia glabra, apresentação de Eduardo Cavallini, orientação da Profa. Dra. Andréa de Haro Moreno, coautor Omar de Oliveira Osório Neto. Enfermagem - A Utilização da Educação a Distância na Capacitação em Saúde Avaliada por Scoping Review, apresentação de Gabriela Cristina Dias, orientação da Profa. Luciana Braz de Oliveira Paes. Medicina - Revisão Bibliográfica Histórica sobre A Evolução da Saúde Mental no Brasil e seus Paradigmas Atuais, apresentação de Gustavo Souza Silva, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira. Direito - Análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade 3446 sob a ótica da proteção integral de crianças e adolescentes, apresentação de Heloísa de Mello Cid, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautores Ana Letícia Bragion dos Santos, Amanda Cristina de Carvalho Silva, Anderson Renato Mendes de Oliveira, Helena Araújo Lúcio Almeida,  Laura Gabriela Zerbinatti, Lorena Amadio Santos Carfaro Teixeira, Nathália de Souza do Nascimento e  Thamy de Fátima Segundo. Direito - Aplicabilidade da lei 13019/2014 nos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente: Processo de Chamamento Público, apresentação de Isabela Baptista Olívio, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautora Ana Beatriz Barbujani. Direito - Educação em direitos humanos sob a perspectiva de Hannah Arendt: considerações e contribuições para a construção do sujeito de direitos em ambiente escolar, apresentação de Isabela Zatti Perin, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira. Direito - Direito e Sexualidade: Construção e prática dos direitos LGBTI no município de Catanduva, apresentação de Isabelle Anastácio, Profa. Ma. Márcia Maria Menin, coautores Bárbara Prates Neto Barato, Caroline Cicotti Augusto, Caroline Do Vale Kuryo,  Gabriella Castilieri dos Santos, Letícia Orlando e Sabrina Beatriz Perez. Direito - A Tutela de Urgência como instrumento efetivo de Garantia Da Jurisdição: Efeitos da Concessão por Juízo Incompetente, apresentação de Isabelle Galvani Pereira, orientação do Prof. Me. Alexandre Fontana Berto, coautoras Emilyn Thaire de Faria Marion e Paola de Oliveira Berto. Direito - Distinção e superação do precedente sob o olhar da súmula 7 do Superior Tribunal de Justiça, apresentação de Júlia Gavioli Bardella, orientação do Prof. Me. Alexandre Fontana Berto. Medicina - Determinação da atividade antioxidante e compostos fenólicos em extrato hidroalcoólico de Malpighia glabra, apresentação de Letícia Garcia, orientação da Profa. Dra. Andréa de Haro Moreno, coautora Gabriela Voltolini Alves. Direito - Práticas para redução/eliminação do passivo trabalhista: como utilizar os programas de compliance para evitar ações judiciais trabalhistas, apresentação de Luiz Henrique Ramos de Lima, orientação do Prof. Me. Kleber Henrique Saconato Afonso, coautores Adriano Antonio de Oliveira, Bruno da Silva Rodrigues, Igor Melhado Gardinal, Lucas Corrêa Leite, Maria Eduarda Bezerra Marcos, Matheus Aparecido Lourençano e Leila Renata Ramires Masteguin. Direito - Os avanços e retrocessos dos direitos LGBTI: uma análise a partir da historiografia do movimento social em prol da diversidade sexual e de gênero, apresentação de Mário Quiudini Neto, orientação de Profa. Ma.  Márcia Maria Menin, coautores Guilherme Bartholomeu dos Santos, Laren Nascimento, Poliana Rosa dos Santos e Túlio José Brunetti. Direito - Conselho Municipal do Idoso e a aplicação da lei 13.019/2014 na perspectiva da garantia dos direitos socioassistenciais, apresentação de Matheus Mendes Marques, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautor João Vitor Bertate. Direito - Nulidade da decisão judicial no CPC: paradoxo entre legislação e cotidiano forense, apresentação de Natan Lima Camargo, orientação do Prof. Me. Alexandre Fontana Berto, coautores Luana Porto, Larissa Pedrasoli e Victor H. Stauser Oliani. Educação Física - Dança como recurso para promover saúde e qualidade de vida em mulheres com câncer de mama, apresentação de Nathália Stefani de Souza, orientação de Prof. Me. Américo Riccardi Vaccari Lourenço e Prof. Me. Cássio Gustavo Santana Gonçalves. Direito - Tributação sobre o Consumo: Questão de Relevância Nacional, apresentação de Thales Henrique dos Santos, orientação da Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel, coautor Lucas Baisso Cesarino. Direito - Estatuto da criança e do adolescente e as medidas socioeducativas no município de Catanduva-SP, apresentação de Thayse Mastrocola Soares, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautor Brunno Bortolini. Medicina - Bioética e Transgeneridade: Diretrizes para o acolhimento médico das demandas da População Trans, apresentação de Vinicius Basaglia, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautora Heloisa de Melo Pinotti.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 29/11/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO 4º ANO FAZEM O EXAME OSCE

         Os alunos do 4º ano do curso de Biomedicina da UNIFIPA fizeram no dia 27 de novembro o exame Objective Structured Clinical Examination (OSCE), também conhecido como Avaliação Clínica Objetivamente Estruturada ou Avaliação Objetiva e Estruturada, baseada em estações.             De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Ana Paula Girol, as estações simularam atividades reais para avaliar habilidades em  procedimentos laboratoriais de coleta de sangue, análises microbiológicas e parasitológicas, seleção de exames para análises bioquímicas, diagnósticos de citologia oncótica, molecular e de genética. "Os alunos também foram avaliados sobre conhecimentos de Bioética e quanto à comunicação verbal", completou ela.    
Biomedicina
Publicado em 29/11/2019 por Mauro Assi

ALUNOS REALIZAM AÇÃO SOBRE O NOVEMBRO AZUL EM EMPRESAS

            Os alunos do 1º e 2º anos do curso de Medicina da UNIFIPA realizaram ações preventivas sobre o Novembro Azul nas empresa Vitalex e Brumau. Eles falaram sobre a importância da saúde do homem, prevenção do câncer de próstata, exame de PSA, toque retal e hábitos de vida saudáveis, além de teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, pulso, respiração, temperatura, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal.             No dia 21 de novembro, na Vitalex, foram atendidas 30 pessoas, na faixa etária de 40 a 70 anos, que coletaram sangue para o PSA. No dia 22, na Brumau, foram atendidas 70 pessoas, das quais 26 coletaram o sangue para o PSA. A ação faz parte da disciplina Medicina Preventiva, de responsabilidade do Dr. Ricardo Santaella, sob supervisão das enfermeiras Dra. Virtude Maria Soler e Dra. Dircelene Jussara Sperandio.    
Medicina
Publicado em 28/11/2019 por Mauro Assi

CURSO DE FARMÁCIA REALIZA SUA 1ª SEMANA ACADÊMICA

          De 20 a 22 de novembro, o curso de Farmácia da UNIFIPA realizou sua 1ª Semana Acadêmica no Campus Sede com  o tema “Farmácia: profissão multidisciplinar” e a participação dos alunos de Farmácia e Biomedicina.             Na abertura, no dia 20, o farmacêutico Dr. Alex Alfredo de Oliveira, perito criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de São Paulo, falou sobre "Aplicação das Ciências Forenses na elucidação de crimes". No dia 21, a geneticista e docente da UNIFIPA Profa. Dra. Nilce Barril abordou "Aconselhamento genético pré e pós-natal". E para encerrar a Semana no dia 22 o tema do diretor de planta industrial da DLA Pharma, o farmacêutico Dr. Antônio Dias, foi "O farmacêutico e as oportunidades na indústria farmacêutica".    
Farmácia
Publicado em 27/11/2019 por Mauro Assi

INFORMÁTICA INCLUSIVA PARA CRIANÇAS ENTREGA CERTIFICADOS DO SEGUNDO SEMESTRE

No dia 26 de novembro, o projeto de extensão Informática inclusiva para crianças do curso de Administração da UNIFIPA entregou os certificados para 16 alunos do Educandário São José. Essa foi a 21ª turma formada pelo projeto, coordenado pelo Prof. Me. Marcílio Antonio Bortolucci e ministrado Prof. Me. José Claudinei Cordeiro, com auxílio do monitor José Renato Pereira.  
Administração
Publicado em 27/11/2019 por Mauro Assi

ABC DA INFORMÁTICA ENTREGA CERTIFICADOS DO SEGUNDO SEMESTRE

           O curso ABC da Informática, projeto social do curso de Administração da UNIFIPA, entregou certificados para seis alunos do projeto neste dia 26 de novembro. Esta foi a 34ª turma do curso, ministrado pelo Prof. Me. José Claudinei Cordeiro.             Segundo o coordenador de Extensão do curso de Administração, Prof. Me. Marcílio Bortoluci, o objetivo foi proporcionar conhecimento básico de softwares, aplicativos e navegação na Internet.    
Administração
Publicado em 27/11/2019 por Mauro Assi

6 ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA FORAM CLASSIFICADOS NO CONCURSO DA PREFEITURA DE RIO PRETO

Seis alunos do 4º ano do curso de Biomedicina da UNIFIPA foram classificados no concurso público da Prefeitura de São José do Rio Preto. O concurso foi realizado pela Fundação Carlos Chagas em 20 de outubro último e ofereceu seis vagas para Biomédico, com 1.061 inscritos e média de 177 candidatos por vaga.   A prova foi dividida em duas etapas, a primeira, objetiva, e a segunda, discursiva. A primeira etapa classificou os candidatos com nota objetiva de no mínimo 6,0 para correção da prova discursiva, sendo de 237 melhores candidatos o limite para correções.   Os alunos do curso de Biomedicina Larissa Luvian Andrade, Jovana Dias Fanhane, Beatriz Isac, Júlio Cesar Destri, Cristina Aparecida Siqueira Alves e Manuela Sallun Raya ficaram dentro das vagas para correção da prova discursiva e seguem para classificação final, com resultado previsto para 03 de dezembro próximo.               As informações são da coordenadora do curso de Biomedicina da UNIFIPA, Profa. Dra. Ana Paula Girol, que parabenizou os alunos pelo excelente resultado.
Biomedicina
Publicado em 22/11/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA REALIZA ATIVIDADE SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

            No dia 19 de novembro, os alunos do 2º e 3º anos de do curso de Educação Licenciatura da UNIFIPA realizaram atividades sobre a cultura afrodescendente em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Os trabalhos foram coordenados pela Profa. Ma. Luciana Cione Bastos e pelo Prof. Esp. Carlos Alexandre Mendes, com apoio e colaboração da Profa. Ma. Luciana Leite.             As apresentações foram assistidas pelos alunos da Educação Física Bacharelado, que no próximo ano também farão parte do projeto. “As apresentações ficam surpreendentes a cada ano. Elas giram em torno de personagens da cultura afro, como Luís Gama, José do Patrocínio, entre outros. Essa ação de intercâmbio cultural contribui para futuras reflexões dos estudantes”, frisou o Prof. Carlos Alexandre Mendes.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 22/11/2019 por Mauro Assi

DOCENTE PARTICIPA DE WORKSHOP INTERNACIONAL DE STEP

            O Prof. Esp. Carlos Alexandre Mendes, docente do curso de Educação Física da UNIFIPA, participou de 15 a 17 de novembro do Workshop Internacional de Step, em São Paulo. O evento reuniu os melhores profissionais internacionais e nacionais da modalidade do Chile, Argentina, Itália, Peru, Hong Kong e Brasil. O workshop apresentou orientações na teoria e prática sobre técnicas e formas pedagógicas nas estruturas das aulas de Step e foi coordenado por Cida Conti, considerada uma das melhores professoras de step no Brasil.               “Eu tive uma das melhores experiências da minha vida, mesmo não atuando na modalidade, pois é importante se atualizar sempre. Como tenho facilidade com movimento corporal devido à dança, consegui acompanhar melhor a partir do segundo workshop. Ano que vem estarei presente, porque todo profissional tem que investir no seu conhecimento”, comemorou o professor.    
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 22/11/2019 por Mauro Assi

PALESTRA SOBRE DIREITO ANIMAL, SAÚDE E MEIO AMBIENTE REUNIU 70 PESSOAS NO ANFITEATRO PADRE ALBINO

           O Grupo de Yoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIFIPA promoveu no dia 20 de novembro, às 19 horas, a palestra sobre Direito animal, Saúde e Meio Ambiente: Expandindo horizontes e Ressignificando Valores e reuniu 70 pessoas no Anfiteatro Padre Albino. Os palestrantes foram os alunos do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA, João Lucas Fontes, do 3º ano, e Julia Faria, do 5º ano, que também é a facilitadora da prática de Yoga da instituição. A entrada foi gratuita e teve a participação da comunidade local, estudantes, professores e funcionários da UNIFIPA, com apoio do NAP da UNIFIPA, Casa dos Reinos, Companhia Veg de Catanduva e Maria Bonita Agricultura familiar.             Na apresentação foram abordadas as bases do Direito Animal, um pouco da história do movimento vegano, os conceitos de especismo, carnismo e animal senciente, a diferença entre abolicionismo de bem-estarismo, a defesa pelo fim da exploração animal para alimentação, lazer, pesquisas científicas e vestuário. Também foi relacionado com outras causas emancipacionistas, como a luta anti-racismo, o feminismo, a luta LGBTQIA+ e a luta popular, dando ênfase ao racismo estrutural, fazendo jus à importância do Dia Nacional da Consciência Negra, além disso, exploramos os impactos do consumo de produtos de origem animal no meio ambiente e na saúde humana.             “Nossa primeira palestra sobre veganismo contou com a presença de mais de 60 pessoas e foi muito especial! Tivemos como objetivo mostrar como os interesses financeiros distorcem os valores, invisibilizam as vítimas e negam e naturalizam as opressões. Após esse breve e intenso momento de trocas, saímos realizados e esperançosos, acreditando no poder que o acesso à informação tem para conduzir a um despertar individual e coletivo, levando à libertação de todos os seres animais humanos e não-humanos. Agradecemos a todos que nos ajudaram a concretizar esse projeto e aos presentes, ontem, com seus olhos e ouvidos atentos e abertos ao novo”, comemorou a estudante de Medicina Júlia Faria.    
Medicina
Publicado em 22/11/2019 por Mauro Assi

CEPRAJUR ATENDEU 577 PESSOAS CARENTES EM 2019

                Durante o ano de 2019, o Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR) do curso de Direito da UNIFIPA atendeu 577 pessoas carentes através do escritório de assistência jurídica, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC), PROCON de Catanduva e Associação Pão Nosso.             Doze estagiários participaram dos atendimentos à população carente, supervisionados por dois professores daquele. A experiência para os alunos de atuar diretamente com a população enriquece a formação do futuro profissional de Direito. “O atendimento jurídico a pessoas carentes preenche uma lacuna social de acolhimento e escuta ativa, já que oferece subsídios sobre os direitos mais corriqueiros e que na maioria das vezes ‘escapam’ à compreensão das pessoas neles contempladas. Às vezes uma escuta compassiva é tudo o que a pessoa espera obter e isso pode resolver um conflito que para ela tem proporções imensuráveis”, ressaltou o coordenador do CEPRAJUR, o Prof. Me. Donizett Pereira.  
Direito
Publicado em 20/11/2019 por Mauro Assi

ALUNOS REALIZAM AÇÃO SOBRE O NOVEMBRO AZUL EM SUPERMERCADO

              Os alunos do 1º e 2º anos do curso de Medicina da UNIFIPA realizaram, no dia 12 de novembro, ação preventiva sobre o Novembro Azul no supermercado Proença, em Catanduva. Foram atendidas 80 pessoas que receberam orientações sobre a importância da saúde do homem, prevenção do câncer de próstata, exame de PSA, toque retal e hábitos de vida saudáveis. Além das orientações, os alunos fizeram teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, pulso, respiração, temperatura, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal.             A ação faz parte da disciplina Medicina Preventiva, de responsabilidade do Dr. Ricardo Santaella, sob supervisão das enfermeiras Dra. Virtude Maria Soler e Dra. Dircelene Jussara Sperandio. “O câncer de próstata é muito frequente entre os homens. Exames, alimentação e hábitos de vida saudáveis são as principais formas de prevenção contra esse tipo de câncer e  conscientizar a população é fundamental”, enfatizou a enfermeira Virtude Soler.    
Medicina
Publicado em 20/11/2019 por Mauro Assi

GRUPO DE YOGA PROMOVE PALESTRA SOBRE DIREITO ANIMAL, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

             O Grupo de Yoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIIFIPA promove nesta quarta-feira (20), às 19 horas, no Anfiteatro Padre Albino, palestra sobre Direito animal, Saúde e Meio Ambiente: Expandindo horizontes e ressignificando valores. Os palestrantes são os alunos do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA João Lucas Fontes, do 3º ano, e Júlia Faria, do 5º ano, que também é a facilitadora da prática de yoga da instituição.             A entrada é gratuita e o evento é destinado à comunidade local, estudantes, professores e funcionários da UNIFIPA, com apoio do NAP UNIFIPA, Casa dos Reinos e Companhia Veg de Catanduva.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/11/2019 por Mauro Assi

MOSTRA DISCENTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA EMOCIONA O PÚBLICO NO SESC CATANDUVA

          No dia 14 de novembro, a Mostra Discente de Ginástica e Dança do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA emocionou as 200 pessoas presentes no SESC Catanduva. A mostra teve formato de festival de dança, não competitiva, organizada pelo Prof. Esp. Carlos Alexandre Mendes, que coordena a apresentação há cinco anos. O evento é projeto de extensão do curso, com apoio e participação do curso de Educação Física Bacharelado.             Durante as apresentações, o público se emocionou com o trabalho realizado pelos alunos e convidados. As coreografias da Mostra foram aulas práticas desenvolvidas durante o ano com os alunos do 1º ao 4º anos, mas neste ano os alunos do 4º ano não puderam participar devido ao ENADE. “Estou muito feliz e orgulhoso com o trabalho desenvolvido pelos estudantes, por conduzir, orientar e colaborar nos desenhos coreográficos. Não é nada fácil, pois muitas vezes estive presente para apoiar os alunos. Fiquei satisfeito com o resultado do meu trabalho e agradeço a confiança dos coordenadores dos cursos de Educação Física”, comemorou o Prof. Carlos Alexandre Mendes.             Também participaram da Mostra as alunas do Projeto Terceira Idade da UNIFIPA, coordenado pela Profa. Ma. Luciana Cione e pelo Prof. Me. Marcus Seixas, e a Inclusão Social de Catanduva, coordenada pela Profa. Pamella Soffiatti.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 19/11/2019 por Mauro Assi

ALUNAS DA ENFERMAGEM SÃO APROVADAS EM CONCURSO DA PREFEITURA DE RIO PRETO

             O concurso público da Prefeitura de São José do Rio Preto, realizado pela Fundação Carlos Chagas em 20 de outubro último, ofereceu 18 vagas para enfermeiro, com 2941 inscritos e média de 163 candidatos por vaga.             A prova, dividida em duas etapas: a primeira, objetiva, e a segunda, discursiva, classificou os candidatos com nota objetiva de no mínimo 6,0 para correção da prova discursiva, sendo de 360 melhores candidatos o limite para correções. Quatro alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA foram classificados: Caroline de Abreu Rodrigues, Tais Vaz e Giovana D'Olivo, do quarto ano, e Ana Júlia Camargo, do terceiro ano. As alunas Tais Vaz e Ana Júlia Camargo ficaram dentro das vagas para correção da prova discursiva e seguem para classificação final, com resultado previsto para 03 de dezembro próximo.             A coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, parabenizou as alunas pelo excelente resultado.  
Enfermagem
Publicado em 14/11/2019 por Mauro Assi

PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA SÃO TEMAS DE PROJETO DE EXTENSÃO DA ADMINISTRAÇÃO

            O curso de Administração da UNIFIPA, através do projeto de extensão “A cultura humanística da educação nas organizações e no exercício da cidadania”, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, exibiu o filme Crash – No Limite no dia 31 de outubro, no Campus São Francisco. O projeto teve a participação de 45 alunos do 1º ano, com coordenação da Profa. Dra. Maria Tereza Roland.             O objetivo do projeto é promover a reflexão e debate sobre temas relacionados aos direitos humanos e ao exercício da cidadania a partir de sessões de cinema. “A temática programada para esse evento está ligada à reflexão sobre as relações étnico-raciais e sobre o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro. Para motivar as reflexões e discussão em torno da temática de base foi escolhido esse filme, pois traz representação dos conflitos sociais gerados por ideias estereotipadas que afetam o julgamento do que é diferente”, explicou a professora.             Dirigido por Paul Haggis, Crash - No Limite estreou no Festival de Cinema de Toronto em setembro de 2004 e foi lançado internacionalmente em 2005.  No Oscar de 2006 recebeu os prêmios de melhor filme, melhor roteiro original e melhor edição.    
Administração
Publicado em 14/11/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA PROMOVE COPA DE FUTSAL E CRIA COMISSÃO DE EGRESSOS

              No dia 9 de novembro, o curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA promoveu a I Copa de Futsal: Egressos Bons de Bola no Complexo Esportivo do Campus Sede. A disputa teve a participação de seis equipes, totalizando 70 participantes entre egressos do Bacharelado e Licenciatura. A competição foi organizada pelo Prof. Me. Marcus Seixas com a colaboração do coordenador do curso de Bacharelado, Prof. Ddo. Igor Augusto Braz e Prof. Ddo. Américo Lourenço.             O primeiro colocado foi o time Real Matismo FC, seguido do Tabajara e Ganhamos Nada, que receberam medalhas e troféu para o time campeão. “Os jogos transcorreram dentro de clima de amizade e respeito. A equipe de arbitragem foi formada por docentes e discentes do curso, que garantiram o bom andamento das partidas”, informou o Prof. Américo Lourenço.  Comissão de Egressos              O curso de Educação Física disponibilizou coffee break antes do início da competição, no qual os ex-alunos puderam socializar-se e relembrar a época em que estudaram na Instituição. No intervalo dos jogos foi criada a Comissão Permanente de Egressos do curso, com objetivo de elaborar e realizar dois encontros anuais e fortalecer o vínculo entre o curso e os ex-alunos.    
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 14/11/2019 por Mauro Assi

EGRESSA DO DIREITO UNIFIPA FALA SOBRE SUCESSO PROFISSIONAL

            Bárbara Maccario, graduada em 2017 no curso de Direito da UNIFIPA, ingressou no concorrido mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra  (FDUC), após a seleção no Programa de Mestrado em Direito Civil, com duração de dois anos, categoria estudante internacional.             O convite para participar do mestrado em Portugal foi realizado por docente da FDUC, após apresentação de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), fruto de projeto de extensão realizado com a Profª Me. Márcia Menin.             De férias letivas em Portugal, Bárbara Maccario veio ao Brasil e visitou o curso de Direito da UNIFIPA. Nesta entrevista ela dá lições de vida que poderão ajudar, e muito, todos aqueles que desejam trilhar o mesmo caminho: o do sucesso profissional.  P: Tomar decisões no Ensino Fundamental não deve ser algo fácil para um adolescente. No seu caso, o que te fez escolher o curso de Direito e na UNIFIPA? Bárbara Maccario: E de fato não é, afinal, essa escolha pautará tantos outros resultados, bem por isso uma pesquisa consciente é essencial. Quanto à escolha do curso de Direito, essa não era a minha primeira opção; saí do Ensino Médio para cursar Odontologia fora da cidade. Com oito meses de curso pude compreender que não era a melhor escolha para mim. Eu gostava muito da ideia de poder ajudar as pessoas, mas me comunicar era o meio mais eficiente para mim. Logo, percebi que Odontologia me limitava de certa forma. Além disso, outras questões financeiras também pesaram na escolha. Por isso, no primeiro ano abandonei o curso e por um período realizei pesquisas de cursos e o curso de Direito me chamou muito a atenção por apresentar uma forma eficiente de ajudar pessoas, colaborar socialmente e entender um pouco mais do sistema que vivemos. Então a pesquisa se estendeu a qual universidade eu cursaria Direito. Sou natural de Catanduva, minha família também. Ter morado fora por alguns meses foi uma experiência interessante, mas poder ter um curso de qualidade e excelência na minha cidade era a junção perfeita. Não é de hoje que o curso de Direito da UNIFIPA vem sendo amplamente reconhecido. São dados que tive acesso na época. Além do mais é um enorme benefício que temos em casa poder ter aulas com professores que nos reconhecem como de casa, faz toda diferença, ao passo que em outros lugares você, por vezes, se torna mais um. Assim, o conjunto dessas ponderações resultaram na escolha pela UNIFIPA, que hoje reconheço como um ótimo primeiro passo.   P: Você foi uma excelente aluna, que participou intensamente do curso de Direito, dentro e fora de sala de aula. No que isso contribuiu para a sua formação? Bárbara Maccario: Sou muito agradecida por ter tido tantas oportunidades curriculares e extracurriculares, todas repletas de apoio profissional, mas, além disso, apoio amigo dos nossos professores, coordenadores e da instituição fizeram a diferença. Eles me mostraram o caminho e eu só segui os conselhos e aproveitei as oportunidades. Tudo isso contribuiu muito para a minha evolução, não apenas na qualidade de estudante, mas essencialmente como ser humano e profissional em construção. Possibilitou-me sonhar além, ter contato com outras áreas, outras perspectivas e ideias. É o caso dos projetos de pesquisa e extensão, congressos e participação da organização de eventos na própria universidade, que são essenciais para nos tirar da “bolha” social em que naturalmente estamos acostumados.   P: O curso de Direito da UNIFIPA desenvolve linhas de pesquisa e de extensão. O que te motivou a escolher o caminho da pesquisa? Bárbara Maccario: Como já mencionei, acho que esse é um grande diferencial da UNIFIPA. Ela avança muito em relação às outras universidades ao mostrar ao aluno as diferentes áreas de atuação de um jurista, incluindo a pesquisa. Desde o primeiro ano pude participar de projetos nos mais variados temas e aprender um pouco mais sobre o que é ser pesquisador e contribuir para construção de um sistema justo para além das formas jurídico-políticas que conhecemos. Foi assim que identifiquei a minha forma de contribuir socialmente, por meio do estudo de temas de relevância social, fomentando a discussão e a análise crítica do sistema no todo e também por meio da educação, um caminho que ainda estou em construção.   P: Como foi a sua experiência de ser premiada com o 1º lugar em um importante congresso de iniciação científica – o CONIC?   Bárbara Maccario: Foi, sem dúvidas, um dos momentos mais especiais da minha vida. No dia eu estava muito ansiosa; já era meu terceiro CONIC, mas o frio na barriga é sempre o mesmo. Apresentei meu projeto de pesquisa, que também era tema do meu trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora mestre Márcia Menin. Falávamos sobre família e seus direitos. Quando nossos nomes apareceram na lista de classificação para mim já era uma grande vitória. Sinceramente eu não esperava por isso. Durante a premiação, quando ouvi nossos nomes e o da UNIFIPA, um filme passou na minha cabeça. Foi o reconhecimento de uma trajetória, de tudo o que realizamos juntas, nós e a instituição, de todas as oportunidades que agarrei e temores que enfrentei. Foi um momento incrível.   P: Você foi bem sucedida na aprovação do exame da OAB. O curso de Direito lhe proporcionou este preparo? Bárbara Maccario: O curso, apesar de não ser voltado apenas para OAB, como já mencionei, nos dando a possibilidade de conhecer inúmeros caminhos do Direito, sempre sendo muito completo, não deixava passar a preparação também para o exame da Ordem proporcionando, inclusive, além de outros métodos, aulas preparatórias aos finais de semana livres para todos os anos e também realizando simulados, nos fazendo ter um prévio contato com a prova. Sempre que pude participei dos simulados e das aulas e isso contribui muito.   P: “Não me diga quão difícil é a tempestade, apenas traga o navio de volta”. O que lhe diz essa frase? Bárbara Maccario: Um dia, em um momento bem difícil, durante a preparação para o exame da Ordem, eu ouvi isso da nossa professora Ivana Mussi. Eu nunca mais esqueci. Sempre encontrei nos livros e na história de outras pessoas força para os momentos difíceis. Por isso algumas frases eu levo comigo; elas me impulsionaram e me impulsionam. Assim, motivada, transcrevi e coloquei preso no meu calendário do trabalho e de casa para ler todos os dias. Não importa o quão difícil é o momento que estou vivendo, apenas mantenho o foco, trago a mente boas lembranças e não deixo o seu navio se perder. Trago ele de volta, não me lamento; apenas trago ele de volta. Por muitos dias, antes da prova da Ordem, eu relembrei essa frase e, por fim, trouxe o navio de volta!   P: Hoje você mora em Portugal porque foi aprovada no mestrado da Faculdade de Direito de Coimbra, uma experiência única e enriquecedora. O que essa conquista representa na sua vida? Bárbara Maccario: Representa muito. Afinal, nada para mim, nunca, foi fácil. É uma vitória chegar lá e ter a oportunidade de estudar com grandes mestres do Direito, entender o sistema global, sair da bolha social que vivemos, ter contato com tantas culturas diferentes. Uma experiência que também vai muito além da vida acadêmica. Representa evolução profissional e pessoal. Tudo isso faz toda diferença na vida prática do profissional do Direito que lida com a realidade e a vida das pessoas. Enfim, valeu a pena todo esforço, todo obstáculo ultrapassado. É um sonho sendo realizado! E novos sonhos sendo construídos; afinal, não se pode parar. “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas daquilo que se parecia impossível”.   P: Recentemente, você visitou a faculdade de Direito da UNIFIPA e conversou com os alunos ingressantes no curso de Direito. Como foi essa experiência? Bárbara Maccario: Foi única, daqueles momentos que preenchem o coração. Foi a primeira vez que falei para um público que tenho tanto apreço: a galera da UNIFIPA. Eles estavam lá, sentados em um lugar que eu ocupei há alguns anos atrás, um lugar de construir sonhos, de plantar. Sempre disse aos meus professores que eles eram semeadores de sonhos. Eu, pela primeira vez, tive a sensação de ajudá-los nessa missão, que também é a que escolhi para mim. Tentei dividir com eles a minha trajetória, meus erros e acertos, aconselhar dentro daquilo que já vivi e espelhado no que vivo hoje e os lembrar de que as barreiras não existem; tudo é possível e os ganhos de amanhã serão proporcionais ao esforço aplicado hoje. Espero ter contribuído de alguma forma para que a esperança se mantenha viva e para uma visão que não se limite ao hoje.   P: O que o curso da UNIFIPA representa para você, hoje? Bárbara Maccario: Em uma palavra, OPORTUNIDADE, que deve ser muito bem aproveitada. Ali eu tive e temos a abertura de criar, o apoio dos nossos mestres que acreditam e compram a causa com fé e amor pelo que fazem. Nenhum talento é desperdiçado. Eu realmente falo com o coração cheio de carinho: a UNIFIPA é um centro de excelência e o curso de Direito é um dos grandes mantenedores disso.   P: Há algo que você gostaria de dizer para os vestibulandos que desejam fazer o curso de Direito, mas não decidiram qual faculdade fazer? Claro, e eu sempre digo. Temos uma joia em Catanduva. O nosso curso de Direito tem pontos muitos relevantes para aquele que deseja trazer algo novo para um mercado tão saturado de mais do mesmo. Nós, formados pela UNIFIPA, somos filhos de pais que apostam no novo e estão atentos à realidade e à necessidade social, construindo um profissional humano e pronto para agarrar qualquer oportunidade. Eu divido hoje cadeira nas aulas do mestrado com colegas das mais diferentes classes, como promotores, procuradores, juízes, advogados de sucesso, formados em grandes universidades nacionais e internacionais, e estar entre eles foi possível, também e muito, pela preparação que a UNIFIPA me garantiu. Por isso, façam a escolha correta sem medo e nós (e eu me incluo nessa soma, pois me sinto parte da UNIFIPA e sempre estarei por perto), estaremos aqui para orientá-los. “Corra guiado pela luz dos seus sonhos”.  
Direito
Publicado em 13/11/2019 por Mauro Assi

LIGA DE SAÚDE COLETIVA PROMOVE OFICINA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

          A Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou oficina de Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família dos bairros Santo Antônio e Jardim Gaviolli no dia 21 de outubro, no CETEC Catanduva. Este foi o último dos quatro encontros realizados pela Liga com o tema “Trabalho em Equipe e Estratégias de Comunicação”.               A oficina foi realizada pela Profa. Ma. Aline Feltrin, com a participação das alunas Letícia, Ana Júlia e Gabriela. “O objetivo é promover a educação permanente dos ACS, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática e qualificação de sua atuação no SUS e no seu papel no trabalho em equipe na Atenção básica”, frisou a professora.  
Enfermagem
Publicado em 13/11/2019 por Mauro Assi

LIGA DE SAÚDE COLETIVA ORIENTA ALUNOS DO PROJETO TERCEIRA IDADE

              No dia 18 de outubro, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA orientou sobre vacinação as alunas do Projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura. A atividade teve como objetivo alertar sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado.             Participaram da orientação a Profa. Ma. Aline Feltrin e a aluna Victória Larissa dos Santos. “O Programa Nacional de Imunização do SUS é referência mundial pela qualidade, organização e rol de doenças prevenidas por vacinas disponíveis na rede pública e é importante que a população conheça e valorize o SUS que dá certo, através dessas iniciativas”, explicou a professora.    
Enfermagem
Publicado em 13/11/2019 por Mauro Assi

MEDICINA APRESENTA TRABALHOS EM SEMINÁRIO EM CAMPINAS

            Os alunos do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA desenvolveram dois trabalhos apresentados no VII Seminário “Inovação Curricular no Ensino Superior: Transformar Vivências, Conectar Aprendizagens” realizado de 29 a 31 de outubro na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).             O primeiro trabalho foi do aluno do 6º ano Gustavo Cavallari sob o tema “Grupo Reflexivo: Inovação e Humanidades no Internato em um curso de Medicina” e o segundo trabalho das alunas do 3º ano Thais Babetto Pastana, Paula Pereira Craice e Ligia Gianfaldoni Gattás, sob o tema “Mentoring: Inovação no suporte profissional e pessoal ao aluno na escola de medicina”. Nos dois trabalhos os alunos foram orientados pela Profa. Esp. Adriana Pagan Tonon. “Esse evento buscou favorecer a discussão, reflexão, vivência e trocas acerca de inovações curriculares no ensino superior empreendidas em diversos âmbitos como projetos pedagógicos de cursos, disciplinas, conteúdos, metodologias, avaliação, recursos didáticos, ambiente virtuais de aprendizagem, recursos tecnológicos, relação professor-aluno, relação aluno-conhecimento, dinâmicas de autoconhecimento”, explicou a professora.  Foto: A apresentação dos trabalhos foi feita pela Profa. Esp. Adriana Pagan Tonon    
Medicina
Publicado em 13/11/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO 5º E 6º ANOS DE MEDICINA RECEBEM O COORDENADOR DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

           No dia 09 de outubro, os alunos do 5º e 6º anos de Medicina UNIFIPA/FAMECA assistiram à palestra do coordenador do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa Mais Médicos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Prof. Dr. José Carlos Cacau Lopes. O tema foi “Programa Mais Médicos: impacto das politicas de saúde e o projeto atual do governo”.             O objetivo do encontro foi discutir o cenário das politicas de saúde e como isso impacta no trabalho do médico, além de apresentar o histórico do Programa Mais Médicos e o projeto atual do governo para este programa.    
Medicina
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

PROJETO TECNO RECICLE ARRECADOU UM CAMINHÃO DE EQUIPAMENTOS

             O Projeto Tecno Recicle, desenvolvido pela FAECA Júnior, empresa de consultoria do curso de Administração da UNIFIPA, em parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal daquela cidade, arrecadou um caminhão de equipamentos. O projeto, uma das atividades da XXVIII Semana Monsenhor Albino, se estendeu até o final de setembro e recolheu impressoras, computadores, telefones, celulares, aparelhos eletroeletrônicos, entre outros.             De acordo com a presidente da FAECA Jr., Kemilly Piveta, para o próximo ano será montada estratégia para busca do material arrecadado para que o volume seja triplicado. “A Associação dos Recicladores dará destino correto aos mesmos, pois foi treinada pela USP para desenvolver o desmanche de equipamentos tecnológicos. Agradecemos o apoio da ACE e do Sincomércio de Catanduva, parceiros e apoiadores do projeto, pois além de divulgar aos associados foram pontos de coleta dos equipamentos”, frisou a presidente.    
Administração
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

PEDAGOGIA ENCANTA CRIANÇAS EM EVENTO NO GARDEN SHOPPING CATANDUVA

          No dia 18 de outubro, o curso de Pedagogia da UNIFIPA encantou as crianças que passaram pela praça de alimentação do Garden Shopping  Catanduva  com o “Mundo encantado da Pedagogia”. Mais de 50 crianças participaram das atividades desenvolvidas pelos alunos do 3º ano, que promoveram oficina de Slime, contação de histórias, trilha do mago, pintura facial, moldes em bexigas, cantigas de roda, jogo da velha, jogo da trilha e músicas interativas. A atividade teve supervisão da Profa. Dra. Maria Sílvia Azarite Salomão e Profa. Dra. Silene Fontana.             De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Silene Fontana, no curso de Pedagogia há forte preocupação em uma etapa fundamental do crescimento infantil, ou seja, a fase do jogo simbólico, pois nesta fase é importante a oportunidade de vestir fantasias ou a incorporação de personagens ou heróis. “Estes momentos vivenciados pelos licenciandos do curso também são excelente oportunidade para o aprofundamento de suas práticas pedagógicas, ou seja, colocam em ação o que estudam teoricamente, momento rico para a comunidade acadêmica interna e uma expansão das atividades para a comunidade extramuros”, frisou a coordenadora.    
Pedagogia
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

LIGAS DA ENFERMAGEM ORIENTAM SOBRE O CÂNCER DE MAMA

          No dia 16 de outubro, as Ligas de Enfermagem Materno Infantil e de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA promoveram, no CAPS de Catanduva, orientação para prevenção ao câncer de mama. A orientação integrou as atividades do Outubro Rosa. As Ligas orientaram as pacientes sobre a importância do autoexame das mamas para a prevenção. Participaram da atividade a Profa. Ma. Luciana Paes, a Profa. Ma. Aline Feltrin, alunos das Ligas e a egressa do curso Bruna Paulino.             De acordo com a Profa. Luciana Paes, o evento foi muito importante para os pacientes, que tiveram oportunidade de palpar a mama amiga, que simula a presença de nódulos, realizaram o autoexame e tiraram suas dúvidas, além de favorecer o aprendizado e reforçar as ações sociais realizadas por graduandos do curso de Enfermagem.     
Enfermagem
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

MEDICINA COMEMORA 50 ANOS E REÚNE MAIS 600 PESSOAS

            No dia 12 de outubro, o curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA encerrou a programação comemorativa dos seus 50 anos.             A atividade “Revivendo Momentos” contou com a participação de mais 200 pessoas. Às 9h00 foi fechada a cápsula do tempo com o histórico da Fundação, do curso de Medicina/FAMECA, do centenário do Padre Albino, jornais do dia, selo dos 50 anos, entre outros. Na sequência foram plantadas 50 mudas de orquídeas no pátio do Campus Sede da UNIFIPA, parceria com a Associação Orquidófila Catanduvense. Presentes na solenidade o coordenador do curso, Prof. Dr. Jorge Valiatti, o reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, além de ex-alunos das diversas turmas formadas pelo curso.             No mesmo dia foi realizado o jantar comemorativo no Clube de Tênis Catanduva, a partir das 21 horas, com a presença de mais de 600 pessoas e a animação da Banda Odysseya, Gaby Moretto e Dj Antonio Vilas. “Foi uma noite muito especial para todos: alunos, familiares, convidados, professores, diretores e principalmente para os formandos da primeira turma, grandes profissionais, hoje espalhados por várias cidades do país, que puderam trocar experiências e matar a saudade”, comemorou o coordenador Prof. Dr. Jorge Valiatti.             As fotos do evento estão no link https://drive.google.com/open?id=1C0WPGXhASlzOU4ekmldf1t5AHyXzTVOB Fotos: Cápsula do tempo, plantio de orquídeas e jantar no Clube de Tênis.    
Medicina
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

PROGRAMA DE MENTORIA PROMOVE RODA DE CONVERSA COM O EGRESSO MICAEL HAMRA

           No dia 22 de outubro, o Programa de Mentoria de 2019 do curso de Medicina da UNIFIPA trouxe o egresso do curso Micael Hamra para roda de conversa sobre sua experiência após a formação. 200 alunos participaram da atividade que aconteceu em dois horários, das 12h30 às 13h30 e das 14h30 às 15h30, no Campus Sede. A atividade encerrou o Programa de Mentoria deste ano, coordenado pela Prof. Esp. Adriana Pagan Tonon. O objetivo do bate-papo foi proporcionar aos graduandos conhecer a experiência de um ex-aluno.             “O bate-papo com o Micael foi muito interessante e importante porque traz para perto um exemplo de sucesso da nossa faculdade. Além disso, ele trouxe a experiência em relação à faculdade, às provas de Residência, à Residência e ao mercado de trabalho. Ele também deu muitas dicas de estudo, de planejamento, mas a mais importante foi a questão de como proporcionar experiência incrível para o paciente. São momentos que podem acontecer com outras pessoas formadas na faculdade e que estejam disponíveis e dispostas a conversar com os atuais alunos”, disse o aluno do 5º ano Renato Takeshi Ishizava.             “Foi uma ótima experiência participar de mentoria com o Dr. Micael Hamra. A conversa com ele foi muito significativa, principalmente pelo fato de ser um ex-famequense. Ele comentou e nos orientou sobre muitos assuntos característicos da própria faculdade, bem como suas formas de estudo de determinadas matérias e maneira como aproveitava as extensões em sua época. Além disso, nos aconselhou e nos deu algumas dicas, através da apresentação das suas dificuldades e experiências, tanto para ingressar na Residência quanto as complicações já dentro dela. Essa conversa foi muito rica para o ganho de noções pessoais e profissionais para nós alunos que ainda não sabemos muito bem o que vamos encarar depois de formados”, ressaltou a aluna do 2º ano Giovanna Garcia Marangoni.    
Medicina
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

VESTUNIFIPA REUNIU 1630 ALUNOS EM DOIS DIAS DE FEIRA

            1.630 alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos de Catanduva e região passaram pela VESTUNIFIPA, feira do vestibular promovida pelo Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) nos dias 16 e 17 de outubro, das 8h00 às 12h00 e das 19h30 às 22h00, no Campus Sede. As visitas foram guiadas por monitores que mostraram a infraestrutura dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia.             Durante as visitas, os estudantes puderam vivenciar parte da experiência acadêmica vivida pelos alunos da UNIFIPA. Conheceram a infraestrutura de salas de aula e laboratórios específicos para cada curso, que ajudam no aprimoramento do ensino. “A VESTUNIFIPA é uma excelente oportunidade para os estudantes que estão saindo do Ensino Médio e querem saber mais sobre o curso superior pretendido ou principalmente, para os que ainda não decidiram que carreira seguir”, frisou a gerente Administrativa e Financeira da UNIFIPA, Cristiane Oliveira.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA REALIZA MOSTRA DISCENTE DE GINÁSTICA E DANÇA

              O curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA realizará no dia 14 próximo, às 19h15, no SESC Catanduva, a Mostra Discente de Ginástica e Dança. A Mostra, aberta à comunidade, tem formato de festival de dança, não competitiva, e é um projeto de extensão do curso, com apoio e participação do curso de Educação Física Bacharelado.             Segundo o coordenador da Mostra, Prof. Esp. Carlos Alexandre Mendes, durante as aulas práticas os alunos preparam os estudos dos trabalhos que poderão ser apresentados e que depois são adaptados para participar da Mostra. O objetivo é o acesso cultural a manifestações corporais entre os discentes, estimulando a expressão artística, a criatividade, a interação entre os mesmos e apresentar formas de linguagens expressivas e as manifestações das ginásticas e folclóricas, desenvolvidas durante o ano letivo”, explicou o professor.             A programação da Mostra inclui a participação do Projeto Terceira Idade da UNIFIPA, coordenado pela Profa. Ma. Luciana Cione Basto e pelo Prof. Me. Marcus Seixas, e da Inclusão Social de Catanduva, coordenada pela Profa. Pamella Soffiatti.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA REALIZA 1ª PROVA DO PROGRESSO EM CONSÓRCIO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES

            Neste dia 11 de novembro, a partir das 19h30, foi realizada a primeira Prova do Progresso do curso de Biomedicina da UNIFIPA, em consórcio com outras instituições (Unip, Unirp e Unoeste) e com o apoio do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). A prova foi organizada pelo curso de Biomedicina da UNIFIPA.             De acordo com a coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula Girol, em 2018, o curso de Biomedicina da UNIFIPA realizou a avaliação internamente e apresentou os dados no Congresso Brasileiro de Biomedicina, o que atraiu a atenção do Conselho e de outras escolas. A partir daí foi estabelecida a parceria com o CRBM para o oferecimento da prova pelo curso da UNIFIPA em 2019, como primeira experiência de consórcio.             A prova foi elaborada com base nas práticas laboratoriais e em seu fundamento teórico. A mesma prova, contendo 30 questões, foi aplicada para todas as séries de todas as escolas participantes. A Profa. Ana Paula explica que a Prova do Progresso é uma avaliação cognitiva, diagnóstica e sem caráter de seleção ou classificação, mas que permite avaliar individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante é de forma contínua e progressiva. “Com as atuais e crescentes mudanças nas metodologias de ensino, este teste mostra-se muito útil na comparação de métodos e na avaliação da retenção de conteúdo dos educandos. Por meio do consórcio é possível verificar, também, a média de acertos das instituições”, ressaltou ela. “Os estudantes são incentivados a adotar um estilo de aprendizado longitudinal autodirigido e entendem que até o final de sua formação os conhecimentos elaborados deverão estar consolidados para o bom exercício da profissão”, finalizou Profa. Ana Paula. Os resultados dos testes são sigilosos e as informações serão apresentadas individualmente para cada aluno, mostrando o desenvolvimento dele durante o curso, a sua posição na turma, no curso e comparado a outras instituições parceiras.    
Biomedicina
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

TROFÉU 50 ANOS

Coordenadora do curso de Medicina da UNIFIPA de 2011 a 2018, a Profa. Dra. Terezinha Soares Biscegli não pode participar da solenidade de entrega do troféu aos ex-coordenadores do curso de Medicina da UNIFIPA no dia 18 de setembro último, por ocasião das comemorações dos 50 anos. O atual coordenador do curso, Prof. Dr. Jorge Valiatti, entregou o troféu posteriormente, em cerimônia privada.
Medicina
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

ADMINISTRAÇÃO REALIZA II FEIRA DO EMPREENDEDORISMO

           No dia 25 de outubro, o curso de Administração da UNIFIPA realizou sua II Feira do Empreendedorismo “Desafios do Empreendedor do Futuro”. Na primeira parte, os alunos da 2ª série apresentaram propostas de negócios inovadores em formato de painéis. Na sequência foi realizado debate com três empreendedores, o Prof. Me. Cléber Peres, da Ato Comunicação, o Prof. Me. Antônio de Grandi, da Data Plus Sistemas, e o Prof. Me. Rogério Keidel Spada, da DDS Industrial, com a participação de alunos da 1ª e 2ª séries do curso e alunos do curso de Administração da ETEC Elias Nechar.             O debate foi mediado e organizado pelo Prof. Me. André Luiz Franco e pelo Prof. Me. Marcos Venício Braz de Assis. No primeiro bloco o tema foi “Empreendedorismo 4.0”, embasado na "Revolução 4.0”. No segundo bloco os convidados abordaram “Empreendedorismo: profissão do Futuro” e no terceiro e último bloco o assunto foi “Desafios do Empreendedor do Futuro”.             O coordenador do curso de Administração da UNIFIPA Prof. Me. Antonio Agide Mota Júnior ressaltou a importância de falar sobre empreendedorismo como disciplina do curso. “É uma disciplina que fomenta a troca de ideias e essa discussão é fundamental nos quatros anos de Administração”.  
Administração
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA CONQUISTA O SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PELO 9º ANO CONSECUTIVO

          O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), através da sua participação na 15ª edição da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, conquistou, por mais um ano e pela nona vez, o Selo Instituição Socialmente Responsável da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior). O selo tem validade de um ano – 2019-2020.             O objetivo da certificação é mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. Ao longo do ano as atividades envolveram 123 professores, 2.738 alunos, 31 técnicos em 9.821 atendimentos, com a participação de 29.057 visitantes.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

MEDICINA DIVULGA LISTA DOS 100 APROVADOS; 4 SÃO DE CATANDUVA

           A VUNESP divulgou a relação dos aprovados no Vestibular 2020 do curso de Medicina (FAMECA) do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA. Na lista dos 100 aprovados quatro são de Catanduva: Thiago Macedo, 10º colocado, Laura Carmona Figueiredo, 16ª colocada, Vítor Paschoaleti Nishiyama, 19º colocado, e Augusto Gaetan Afonso, 75º colocado. O primeiro colocado é de São Paulo: Luís Fernando Frameschi Souto.             Os 100 aprovados deveriam fazer suas matrículas nos dias 08 e 11 de novembro último, no Câmpus Sede. O edital da segunda chamada foi inserido no site da UNIFIPA no final da tarde desta segunda-feira (11), com dois aprovados de Catanduva: Ana Laura Bugatti, 106ª colocada, e Giulia Rago Constâncio, 117ª colocada. Havendo vagas remanescentes serão feitas novas convocações em datas definidas pela reitoria da UNIFIPA. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem decrescente de classificação dos candidatos.             O edital dos 100 aprovados e mais informações estão disponíveis em www.unifipa.com.br O Câmpus Sede da UNIFIPA, onde é oferecido o curso de Medicina, fica na Rua dos Estudantes, 225 (Hospital Emílio Carlos), Parque Iracema, em Catanduva.
Medicina
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

ENFERMAGEM FIRMA CONVÊNIO COM EMPRESA DE CURATIVOS

         O curso de Enfermagem da UNIFIPA selou parceria com a empresa Nexfill, que produz coberturas para curativos. A finalidade da parceria é que esses produtos sejam utilizados a partir de 2020 pela Liga de Curativos do curso, que desenvolverá pesquisas clínicas na área de curativos e prevenção de lesões de pele.             De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, as pesquisas e atendimentos serão realizados em parceria com a Secretaria de Saúde de Pindorama e no Ambulatório de Feridas do Hospital Emílio Carlos, onde será realizado atendimento multiprofissional entre os cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina. “A parceria é de grande importância para a o ensino e a pesquisa da UNIFIPA, bem como para aprimoramento tecnológico e atualização na área para profissionais de saúde das instituições de saúde envolvidas. A melhoria na qualidade do tratamento de feridas em Catanduva e região é um fato muito importante e deve ser comemorado”, frisou a coordenadora. Foto: Assinatura da parceria.    
Enfermagem
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DA 5ª SÉRIE DA MEDICINA FAZEM O EXAME OSCE

            No dia 16 de outubro, os 64 alunos da 6ª série do curso de Medicina da UNIFIPA participaram do exame avaliatório com base no método internacional Objective, Structured Clinical Examination (OSCE) realizado nos ambulatórios do Hospital Emílio Carlos. O exame é uma prova prática com ambientes que simulam casos clínicos. Neste ano foram 11 estações simulando casos ligados à Clínica Médica I e II, Clínica Cirúrgica I e II, Ética e Comunicação, Ginecologia e Obstetrícia I e II, Medicina Preventiva I e II e Pediatria I e II.             O objetivo da prova é avaliar as habilidades adquiridas pelos alunos diante das possíveis situações clínicas que enfrentarão após a graduação. O exame é parte das diversas ferramentas que a instituição utiliza durante o curso. De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Eduardo Marques, o exame OSCE permite colher amostras do desempenho do estudante em uma variedade de áreas e fazer o máximo uso do tempo disponível, de modo que tais áreas possam ser avaliadas de uma só vez.    
Medicina
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

MEDICINA APRESENTA TRABALHO EM CONGRESSOS EM RIO PRETO

          O aluno Gabriel Anawate Filho, do curso de Medicina da UNIFIPA, apresentou, no XVI Congresso Anual de Iniciação Científica/IV Congresso Científico FAMERP/FUNFARME, realizado no dia 23 de outubro, em São José do Rio Preto, o trabalho “Toxicidade materno-fetal em ratas tratadas com esteroide anabolizante durante a prenhez”.               O trabalho foi desenvolvido pelos alunos João Pedro Antunes Cação, Gabriel Anawate Filho, Rafael Dias Maria, Paulo Eduardo A. Z. Raffa, Bianca Braga e Cristiane Helena Sanches Rabelo, sob orientação da Profa. Dra. Nilce Barril.    
Medicina
Publicado em 11/11/2019 por Mauro Assi

DIREITO UNIFIPA ATINGE PADRÃO DE EXCELÊNCIA DE APROVAÇÃO NOS EXAMES DA OAB

 Todos sabem que na escolha de uma faculdade de Direito com ensino de qualidade é necessário levar em consideração a nota de avaliação do Ministério da Educação (MEC) e, em especial, os índices de aprovação no exame da OAB de seus alunos. As altas notas demonstram que a instituição de ensino superior oferece aos seus alunos formação diferenciada, interdisciplinar, necessária para sedimentar o conhecimento em todas as áreas de formação, em especial, da prática jurídica, bem como para desenvolver a capacidade crítico-reflexiva tão exigida na profissão de advogar. O Censo de Educação Superior de 2017, que realiza importante levantamento estatístico sobre as instituições de ensino superior no Brasil, demonstra que, de quase 1.200 faculdades de Direito existentes, apenas 51 aprovam mais da metade de alunos no exame da OAB. Estruturado por um corpo docente de mestres e doutores, o curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), de Catanduva, tem nota máxima do MEC (cinco) e, por mais um ano, atinge padrão de excelência, com índice de aprovação nos exames da OAB de 2019 que supera, e muito, o previsto pelo Censo de Educação Superior, o que consolida, mais uma vez, a sua permanência entre as melhores instituições de ensino superior no Brasil. “Essa permanente aprovação não é o objetivo do curso de Direito, mas consequência natural de uma política de valorização do conhecimento, fincada na solidez do tripé ensino, pesquisa e extensão. Um ensino de qualidade reflete imediatamente nas avaliações deste porte”, afirma Luís Antonio Rossi, coordenador do curso. Nos exames XXVIII e XXIX da OAB de 2019, a maioria dos alunos quintanistas do curso de Direito da UNIFIPA que se inscreveu obteve aprovações, inclusive, com notas expressivas na 2ª fase. Com relação ao número de alunos inscritos nos exames, Luís Rossi informa que o levantamento que o curso de Direito da UNIFIPA tem é interno porque a OAB divulga os números oficiais de inscritos e aprovados a partir de parâmetro dela, “que leva em consideração egressos que já se formaram e não passaram na prova, em relação aos quais não temos controle de inscrição e aprovação”, ressaltou. No entanto, de acordo com o levantamento interno, por entrevista dos alunos, foram 46 alunos inscritos e 30 aprovados, ou seja, média de 62,5%, enquanto a média do Estado de São Paulo não passa de 20%.  Para a aluna Paloma Fernandes Lins, do 5º ano, aprovada na 2ª fase do Exame XXVIII com nota 9.1 em Direito Tributário, “a formação do corpo docente da UNIFIPA foi fundamental para minha aprovação. Foram oferecidas aulas direcionadas para a primeira fase e na segunda fase o curso proporcionou um preparatório em Tributário de excelência, ministrado pela Profa. Ivana Mussi, que foi um diferencial para obtenção da minha nota”. “Não senti necessidade alguma de contratar um cursinho de preparação para exame da Ordem, nem para a primeira nem para a segunda fase. A UNIFIPA deu total suporte”, disse o aluno Gabriel Vitor Domingues, do 5º ano, aprovado na 2ª fase do Exame XXIX com a expressiva nota 9.8 também em Direito Tributário. “Tive aulas preparatórias todos os sábados para a primeira fase e na segunda fase a minha professora de Tributário ministrou um curso gratuito e completo, importante para minha preparação. Creio que a pontuação alta foi uma recompensa pelo meu esforço e dedicação”, complementou. O sentimento de Gabriel pelo curso de Direito da UNIFIPA é de gratidão. “A faculdade me fez uma pessoa melhor, mais instruída, com mais interesse pela leitura, pelos estudos e me deu uma profissão que eu amo”, finaliza o aluno. Fotos: Gabriel Domingues, com o ministro do STF Luís Roberto Barroso, e Paloma Lins.  
Direito
Publicado em 11/11/2019 por Mauro Assi

CEPRAJUR DO DIREITO REALIZA SESSÕES SIMULADAS DE MEDIAÇÃO

            Nos dias 29 e 31 de outubro, o Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR), órgão do curso de Direito da UNIFIPA, realizou seis sessões simuladas de mediação. A atividade foi protagonizada pelos alunos do 3º e 4º anos do curso, que fizeram todas as fases do procedimento, desde a confecção das hipóteses até a realização da sessão de mediação, com a dramatização referente aos respectivos papéis correspondentes a uma sessão de mediação, ou seja, o de parte, advogados e mediadores.             De acordo com o Prof. Me. Donizett Pereira, responsável pelo Ceprajur, a dramatização permite melhor compreensão do universo humano, já que há efetivamente a transmissão de sentimentos quando se vivencia a experiência conflituosa de outra pessoa. Sendo assim, contribui bastante para o aprimoramento da percepção da cidadania e da técnica jurídica com o treinamento da comunicação eficiente para solução consensual de conflitos. “A capacitação dos alunos para o enfrentamento das questões do cotidiano da futura profissão jurídica é uma atividade diuturna no curso de Direito da UNIFIPA, sempre pensando na qualidade do ensino das melhores técnicas ao seu corpo discente”, disse o professor.    
Direito
Publicado em 11/11/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE TREINAMENTO PARA USO DE APARELHO PARA PESQUISA

          Neste ano, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA adquiriu para o curso de Biomedicina o equipamento RT-PCR, AriaMX, de grande importância para investigações moleculares sobre o câncer, entre outras condições clínicas.             A Easytech, representante autorizada da Agilent Technologies, enviará, no dia 26 de novembro próximo, a Profa. Dra. Fernanda Waltenberg para ministrar o treinamento para uso do equipamento. Nesse mesmo dia ela irá ministrar palestra técnica aberta com o tema  "Fundamentos da PCR em Tempo Real", das 9h00 às 10h00, na Sala D18 do Câmpus Sede.             “Docentes, discentes e técnicos envolvidos diretamente em pesquisa ou que tenham interesse em iniciar projetos de investigação científica estão convidados a participar”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Profa. Dra. Ana Paula Girol, que complementou: “A UNIFIPA tem investido muito em pesquisa nos últimos o que coloca a nossa IES em destaque”. Foto: O novo aparelho adquirido pela UNIFIPA.  
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 11/11/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA REALIZOU CURSO DE EXTENSÃO NO CAMPUS SEDE

O Curso de Extensão sobre Práticas em Biomedicina reuniu  47 pessoas nos dias 14, 21, 28 de setembro e 5 de outubro, organizado pelo curso de Biomedicina da UNIFIPA.  A atividade foi direcionada para alunos e egressos do curso que aprenderam conteúdos práticos e teóricos do Laboratório Clínico. O curso foi ministrado pelo biomédico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catanduva. O objetivo foi adquirir conhecimentos práticos de áreas importantes no Laboratório Clínico.  
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 08/11/2019 por Marcia Bernardes

V SEMANA DE BIOMEDICINA REUNIU 150 ALUNOS EM TRÊS DIAS DE CURSOS

De 22 a 25 de outubro, o curso de Biomedicina UNIFIPA realizou a V Semana de Biomedicina. Foram ministrados minicursos que tiveram a participação de 150 alunos dos cursos de Biomedicina,  Medicina e Engenharia Agronômica. Os minicursos e palestras foram ministrados por docentes, egressos e técnicos do Curso de Biomedicina, bem como professores convidados. De acordo com a Profa. Dra. Ana Paula Girol, a V Semana de Biomedicina foi muito produtiva, pois proporcionou aos alunos a oportunidade de realizarem vários minicursos sobre diversas áreas no campo das Ciências Biomédicas. Programação Foram ministrados minicursos sobre Reforma Sanitária e Criação do SUS, com a Profa. Dra. Nathália Maciel Maniezzo Stuchi; Efeito do estresse sobre o sistema imunológico, com a Profa. Dra. Larissa Marchi; Carcinomas mamários: uma introdução ao diagnóstico anátomo-patológico, com Helena Ribeiro Souza e Kélita Regina Flora (Bióloga e Biomédica da Patologia); Visão geral do desenvolvimento humano: períodos embrionário e fetal, Profa. Dra. Ana Paula Girol; Histopatologia do Aparelho Reprodutor Feminino, com o Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves e Profa. Ma. Sara de Sousa Costa; Expressão verbal e técnicas de apresentação, com o Prof. Me. Paulo Roberto Vieira Marques; Noções Básicas de Libras com Surdo, com a Profa. Alda Batista;  Anatomia de superfície e palpatória – básica, com o Prof. Dr. Renato Rissi; O papel do laboratório na insuficiência renal aguda, com o biomédico João Calamares Neto; Morfologia ocular: abordagem teórico-prática, com a Profa. Dra. Ana Paula Girol; Aconselhamento genético pré e pós Natal, com a Profa. Dra. Nilce Barril;  Aspectos gerais da leucemia, com o biomédico João Calamares Neto e Manejo de animais de laboratório, com o Rodrigo Vidotti e Ariane Harumi Yoshikawa. Também houveram palestras com o Prof. Lucas Ribeiro de Azevedo sobre A Revolução CRISPR/cas 9 e com o Prof. Jair Pinheiro de Azevedo que palestrou sobre Exames Anti Dopping.    
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 08/11/2019 por Marcia Bernardes

PROFA. DRA. TEREZINHA É HOMENAGEADA COM O TROFÉU 50 ANOS DO CURSO DE MEDICINA

Em solenidade privada, a Profa. Dra. Terezinha Soares Biscegli foi uma das homenageadas com o troféu comemorativo de 50 anos do Curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, dedicado professores e funcionários com mais de 40 anos dedicados à faculdade. A médica foi uma das coordenadoras do curso, no período de 2011 a 2018. O troféu foi entregue pelo Prof. Dr. Jorge Luis Valiatti, atual coordenador do curso.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 08/11/2019 por Marcia Bernardes

ALUNOS DE MEDICINA APRESENTARAM TRABALHO EM CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICO

No dia 23 de outubro, os alunos do curso de Medicina UNIFIPA/FAMECA apresentaram trabalho de iniciação científica no XVI Congresso Anual de Iniciação Científica e IV Congresso Científico da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)/FUNFARME. O trabalho foi apresentado pelo aluno, Gabriel Anawate Filho, durante sua participação do congresso. O tema do trabalho foi “Toxicidade Materno-Fetal em ratas tratadas com esteroide anabolizante durante a prenhez”, que foi desenvolvido pelos alunos João Pedro Antunes Cação, Gabriel Anawate Filho, Rafael Dias Maria, Paulo Eduardo A.Z. Raffa, Bianca Braga e Cristiane Helena Sances, sob orientação da Profa. Dra. Nilce Barril.  
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 06/11/2019 por Marcia Bernardes

PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA E INCLUSÃO REUNIU 95 PESSOAS

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) - Apoio a acessibilidade e inclusão realizou palestra sobre Tecnologia, Educação e Inclusão, no dia 31 de outubro às 19h30, no Campus Sede da UNIFIPA e reuniu 95 pessoas no encontro. A palestra foi ministrada pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e coordenadora do Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (IDVC), Fernanda de Souza Rocha. O objetivo do encontro é abordar as principais tecnologias a serem utilizadas na educação para que a inclusão seja efetiva. A palestra é para docentes e discentes da UNIFIPA Sobre a palestrante Fernando de Souza Rocha é graduada em Serviço Social pela Universidade Paulista (UNIP). É a atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS). Foi presidente do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD). Também é coordenadora e assistente social do Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (IDVC).
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/11/2019 por Marcia Bernardes

CAMPANHA DO NAP: ABRACE O HCC COM SEU CABELO SEGUE ATÉ DIA 18 DE NOVEMBRO

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) está provendo a Campanha Abrace o HCC com seu Cabelo.  Até agora, 16 pessoas fizeram a doação do cabelo para a campanha que começou no dia 28 de outubro e segue até o dia 28 de novembro. Os alunos que tiverem interesse de participar da campanha deverão agendar o horário com a Carol (17) 99761-9958 ou com o Robson (17) 99604-5431. A ação acontece na sala B1, do Campus Sede.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/11/2019 por Marcia Bernardes

CEPRAJUR REALIZOU SESSÕES SIMULADAS DE MEDIAÇÃO

Nos dias 29 e 31 de outubro, o Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR), órgão do curso de Direito UNIFIPA realizou seis sessões simuladas de mediação. A atividade foi protagonizada pelos alunos do 3º e 4º anos do curso, que fizeram todas as fases do procedimento, desde a confecção das hipóteses até a realização da sessão de mediação com a dramatização referente aos respectivos papéis correspondentes a uma sessão de mediação, ou seja, o de parte, advogados e mediadores. De acordo com o Prof. Me. Donizett Pereira disse que a dramatização permite uma melhor compreensão do universo humano, já que há efetivamente a transmissão de sentimentos quando se vivencia a experiência conflituosa de outra pessoa, sendo assim, contribui bastante para o aprimoramento da percepção da cidadania e da técnica jurídica  com o treinamento da comunicação eficiente para solução consensual de conflitos. “A capacitação dos alunos para o enfrentamento das questões do cotidiano da futura profissão jurídica é uma atividade diuturna no curso de direito da UNIFIPA, sempre pensando na qualidade do ensino das melhores técnicas ao seu corpo discente”, disse o professor.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 05/11/2019 por Marcia Bernardes

UNIFIPA REALIZOU O CURSO DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO CONTEXTO ESCOLAS 2

No dia 19 de outubro, o curso de Educação Física Licenciatura UNIFIPA realizou o Curso de Práticas Corporais de Aventura no Contexto Escolas 2. A atividade teve a participação de 25 alunos, entre eles graduandos da Educação Física UNIFIPA, egressos, alunos da UNIFEB e praticantes de esportes de aventura. No período da manhã, os participantes aprenderam na teoria sobre o histórico, equipamentos, nós e ancoragens e normas técnicas de segurança, no Campus Sede da UNIFIPA. Na parte da tarde realizaram atividades práticas de Rapel, Slackline e técnicas verticais, na chácara do Grupo Escoteiro Cidade Feitiço. O curso teve a duração das 8 às 17 horas.
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 01/11/2019 por Marcia Bernardes

DIREITO UNIFIPA REALIZOU O 1º SEMINÁRIO DO DIREITO DO TRABALHO

O curso de Direito UNIFIPA em parceria com a Ordem dos do Brasil (OAB) de Catanduva e o Instituto dos Advogados Previdenciários - Conselho Federal realizaram o 1º Seminário de Direito do Trabalho, no Campus São Francisco, no dia 25 de outubro. O objetivo do seminário intitulado de "Biênio de vigência da Reforma Trabalhista: impactos e perspectivas" foi promover a discussão sobre as alterações promovidas na legislação trabalhista com a entrada em vigor da Lei n. 13.467/2017. O Seminário teve a participação de 362 pessoas, que entre eles haviam graduandos, egressos, docentes do Curso de Direito, além de profissionais do Direito. O evento foi organizado pelo coordenador do Curso de Direito UNIFIPA, Dr. Luís Antônio Rossi, docente titular da cadeira de Direito do Trabalho UNIFIPA, Dr. Kleber Henrique Saconato Afonso, presidente da Comissão de Egressos do Curso de Direito UNIFIPA e coordenadora da Comissão do Jovem Advogado da OAB de Catanduva, Dra. Leila Renata Ramires Masteguin, presidente da OAB subseção de Catanduva, Dr. André Ribeiro Angelo  e pelo representante Regional do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE), Dr. Helielthon Honorato Manganeli. Palestrantes Os palestrantes 1º Seminário do Direito do Trabalho foram: Dr. Henrique Correia, tema “A Reforma Trabalhista e os Impactos de seus Primeiros anos de Vigência no dia a dia dos Trabalhadores”, Dr. Élisson Miesa, tema “A Jurisdição Voluntária para Homologação de Acordo Extrajudicial e os Honorários Advocatícios Pós Reforma Trabalhista”, Dr. Leone Pereira da Silva Júnior, tema “Jurispurdência do STJ e dos Tribunais após a Reforma”, Dra. Fiorella Ignacio Bartalo, tema “Repercussão do Trabalho intermitente no Direito Previdenciário”, Dr. Guilherme Miguel Gantus, tema “ Honorários de Sucumbência – Análise Completa acerca do tema, com cotejo detalhado da atual Jurisprudência Emanadas das Cortes Superiores – Teses Jurídico para Minimizar os Riscos Processuais, incluindo o Pré-Questionamento Temático” e Dr. André Luiz Paes de Almeida, tema “Impactos da Reforma  nas Demandas Trabalhistas”.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 29/10/2019 por Marcia Bernardes

ADMINISTRAÇÃO REALIZOU SUA II FEIRA DO EMPREENDEDORISMO

No dia 25 de outubro, o curso de Administração da UNIFIPA realizou sua II Feira do Empreendedorismo, com o tema “Desafios do Empreendedor do Futuro”. Na primeira parte do evento, os alunos do 2ª série do curso, apresentaram propostas de negócios inovadores em formato de painéis. Na sequencia do evento foi realizado um debate com três empreendedores, Prof. Me. Cleber Peres, da Ato Comunicação, Prof. Me. Antônio de Grandi, da Data Plus Sistemas e o Prof. Me. Rogério Keidel Spada, da DDS Industrial com a participação de alunos do 1ª e 2ª do curso e alunos do curso de Administração da ETEC Elias Nechar. O debate foi mediado e organizado pelo Prof. Me. André Luiz Franco e Prof. Me. Marcos Venicio Braz de Assis. No primeiro bloco do diálogo foi a “Empreendedorismo 4.0” tema embasado na "Revolução 4.0”. No segundo bloco os convidados abordaram o tema “Empreendedorismo: profissão do Futuro” e no terceiro e último bloco o assunto foi “Desafios do Empreendedor do Futuro”. De acordo com o coordenador do curso de Administração UNIFIPA, Prof. Me. Antonio Agide Mota Júnior ressaltou a importância de falar sobre empreendedorismo como disciplina do curso. “É uma disciplina com fomenta a troca de ideias, e é fundamental essa discussão nos quatros anos de Administração”, ressaltou o coordenador.  
Centro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 29/10/2019 por Marcia Bernardes

NAP REALIZARÁ PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA E INCLUSÃO

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) - Apoio a acessibilidade e inclusão realizará palestra sobre Tecnologia, Educação e Inclusão, no dia 31 de outubro às 19h30, no Campus Sede da UNIFIPA. A palestra será ministrada pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e coordenadora do Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (IDVC). O objetivo do encontro é abordar as principais tecnologias a serem utilizadas na educação para que a inclusão seja efetiva. A palestra é para docentes e discentes da UNIFIPA
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 29/10/2019 por Marcia Bernardes

VESTIBULAR UNIFICADO 2020 UNIFIPA ABRIRÁ INSCRIÇÕES DIA 1º DE NOVEMBRO

O Vestibular UNIFICADO 2020 UNIFIPA abrirá inscrições no dia 1º de novembro, através do site www.unifipa.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 30, que poderá ser paga em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. O processo seletivo servirá para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. As provas acontecerão de 20 a 29 de novembro, com duração de duas horas, com questões de Conhecimentos Gerais, sendo 40 questões de múltipla escolha, divididas em (10) de Português, (05) de História, (05) de Geografia, (05) de Biologia, (05) de Matemática, (05) de Química e (05) de Física e Redação em Língua Portuguesa. A aplicação das provas será em formato digital  em sala de informática no Campus escolhido pelo candidato após o agendamento da prova. A divulgação dos resultados será feita através de edital com a classificação geral a partir de 4 de dezembro, pelo site www.unifipa.com.br. O período de matrículas será de 5 a 10 de dezembro, das 8 às 21 horas, na secretária do curso escolhido.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoAgronomiaBiomedicinaDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemFarmáciaPedagogia
Publicado em 29/10/2019 por Marcia Bernardes

PROGRAMA DE MENTORIA REALIZA RODA DE CONVERSA COM MICAEL HAMRA

No dia 22 de outubro, o Programa de Mentoria de 2019 do curso de Medicina UNIFIPA/FAMECA trouxe ex-aluno do curso Micael Hamra para uma roda de conversa sobre sua experiência após sua formação. Ao todo, 200 alunos participaram da atividade que aconteceu em dois horários, das 12h30 às 13h30 e das 14h30 às 15h30, no Campus Sede. Esta atividade foi o encerramento do Programa de Mentoria do curso de Medicina neste ano que é coordenado pela Prof. Esp. Adriana Pagan Tonon. O objetivo do bate-papo foi proporcionar aos alunos conhecer a experiência do ex-alunos para os graduandos do curso. “O bate-papo com o Micael foi muito interessante e importante. Porque traz para perto, um exemplo de sucesso da nossa faculdade. Além disso, ele trouxe a experiência dele em relação à faculdade, às provas de residência, à residência e ao mercado de trabalho. Ele também deu muitas dicas de estudo, de planejamento, mas a mais importante foi à questão de como proporcionar uma experiência incrível para o paciente. São momentos que podem acontecer com outras pessoas formadas na faculdade e que estejam disponíveis e dispostas a conversar com os atuais alunos”, contou o aluno do 5º ano Renato Takeshi Ishizava. “Foi uma ótima experiência participar de uma mentoria com o Dr. Micael Hamra. A conversa com ele foi muito significativa, principalmente pelo fato de ser um ex- famequense. Ele comentou e nos orientou sobre muitos assuntos característicos da própria faculdade, bem como suas formas de estudo de determinadas matérias e maneira como aproveitava as extensões em sua época. Além disso, nos aconselhou e nos deu algumas dicas, através da apresentação das suas dificuldades e experiências, tanto para ingressar na residência quanto as complicações já dentro dela. Essa conversa foi muito rica para o ganho de noções pessoais e profissionais para nós alunos que ainda não sabemos muito bem o que vamos encarar depois de formados”, comemorou a aluna do 2º ano, Giovanna Garcia Marangoni.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 28/10/2019 por Marcia Bernardes

UNIFIPA COMEMORA RESULTADOS DA VEST 2019

  Os colaboradores da UNIFIPA, que trabalharam na Feira de Vestibulares de 2019 – VESTUNIFIPA, celebraram os dois dias do evento que reuniu 1.630 alunos de 32 escolas de Ensino Médio e Técnico de 16 cidades.  A VESTUNIFIPA aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro com o objetivo de apresentar a Instituição, os cursos de graduação disponíveis, toda a sua infraestrutura e já preparar os alunos para o Vestibular Unificado que acontece de 20 a 29 de novembro. As inscrições para as provas iniciam no dia 1º de novembro pelo site www.unifipa.com.br
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/10/2019 por Marcella Milani

PROJETO VALORES DA FUNDAÇÃO COMEÇA A SER DISSEMINADO

Simbolizado por uma abelha, o projeto Valores da Fundação iniciou no dia 18 de outubro na UNIFIPA com a entrega da mascote a assistente de Campus, Janaína Rogante, que terá a missão de escolher outro colaborador que se destaque pelo cumprimento de algum dos 7 valores da Fundação Padre Albino, são eles: comprometimento, empreendedorismo, profissionalismo, respeito, sustentação do histórico da Fundação Padre Albino, trabalho em equipe e transparência. O projeto indica que o funcionário que receber deve escrever uma mensagem ao próximo destinatário até que a mascote circule por todos os setores da Instituição de Ensino.   “Nosso objetivo é disseminar os valores da FPA entre todos os colaboradores e assim homenagear os que se destacam no cumprimento deles. Escolhemos a abelha como mascote pois na colmeia elas interagem por meio de uma complexa comunicação e a ação de cada abelha serve a um propósito comum que é buscar, criar, disseminar, utilizar e transformar matéria-prima (néctar, pólen, própolis, água) em produtos úteis para comunidade, garantindo a sua manutenção e sobrevivência. Na empresa, os talentos buscam, criam, disseminam, utilizam e transformam informações em conhecimentos uteis para a empresa para garantir sua sustentabilidade e capacidade de inovação. Isso só é possível se os talentos tiverem um forte senso de identidade com a organização a que servem, com orgulho de pertencer a ela”, contou a gerente administrativa e financeira da UNIFIPA, Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira, frisando que a abelha passará por todas as Unidades de Negócio da Fundação Padre Albino.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/10/2019 por Marcella Milani

VESTUNIFIPA REUNIU 1630 ALUNOS EM DOIS DIAS DE FEIRA

Ao todo 1630 alunos de Ensino Médio e cursos técnicos de Catanduva e região passaram pela VESTUNIFIPA, feira do Vestibular promovida pelo Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA). O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, das 8 às 12 horas e das 19h30 Às 22 horas, no Campus Sede da UNIFIPA. As visitas foram guiadas por monitores que mostraram a infraestrutura dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia. Durante as visitas, os estudantes puderam vivenciar parte da experiência acadêmica vivida pelos discentes da UNIFIPA. Conheceram toda a infraestrutura de salas e laboratórios específicos para cada curso que ajudam os estudantes no aprimoramento do ensino. “A VESTUNIFIPA é uma excelente oportunidade para os estudantes que estão saindo do Ensino Médio e querem saber mais sobre o curso superior pretendido ou principalmente, para os que ainda não decidiram que carreira seguir”, frisou a gerente Administrativa e Financeira da UNIFIPA, Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 24/10/2019 por Marcia Bernardes

NAP OFERECE CAFÉ EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) para homenagear os docentes da UNIFIPA surpreendeu com um café, com pães, frutas, bolos e sucos, nos três períodos de trabalho, em comemoração ao Dia dos Professores, no dia 16 de outubro.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 24/10/2019 por Marcia Bernardes

ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA RECEBERAM COORDENADOR DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

No dia 9 de outubro, os alunos do 5º e 6º de Medicina UNIFIPA/FAMECA tiveram palestra com o coordenador do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa Mais Médicos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Prof. Dr. José Calos Cacau Lopes. Ao todo, 90 alunos estiveram presentes na palestra com o tema de “Programa mais Médicos: impacto das politicas de saúde e o projeto atual do governo”.O objetivo do encontro foi discutir o cenário das politicas de saúde e como isto impacta no trabalho do médico, além de apresentar o histórico do Programa mais Médicos e o projeto atual do governo para este programa.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 23/10/2019 por Marcia Bernardes

UNIFIPA, OAB CATANDUVA E INPE REALIZARÃO 1º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO

No dia 25 de outubro, das 8h30 às 18 horas, o curso de Direito UNIFIPA, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Catanduva e Instituto dos Advogados Previdenciários – Conselho Federal (INPE) realizarão o 1º Seminário de Direito do Trabalho, no Campus São Francisco. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: catanduva@oabsp.org.br ou pelo telefone (17) 3521 4828 e a taxa de inscrição é um quilo alimento, não perecível. Programação 8h15 - Café de Recepção 8h30 - Cerimônia de Abertura 9h00 às 9h50 - Dr. Henrique Correia, tema “A Reforma Trabalhista e os Impactos de seus Primeiros anos de Vigência no dia a dia dos Trabalhadores” 10h00 às 10h50 - Dr. Élisson Miesa, tema “A Jurisdição Voluntária para Homologação de Acordo Extrajudicial e os Honorários Advocatícios Pós Reforma Trabalhista”.  11h às 11h50 - Dr. Leone Pereira da Silva Júnior, tema “Jurispurdência do STJ e dos Tribunais após a Reforma”. 12h às 13h30 - Intervalo para almoço 13h30 - Abertura do segundo ciclo de palestras 14h às 14h50 - Dra. Fiorella Ignacio Bartalo, tema “Repercussão do Trabalho intermitente no Direito Previdenciário” 15h às 15h50 - Dr. Guilherme Miguel Gantus, tema “ Honorários de Sucumbência – Análise Completa acerca do tema, com cotejo detalhado da atual Jurisprudência Emanadas das Cortes Superiores – Teses Jurídico para Minimizar os Riscos Processuais, incluindo o Pré-Questionamento Temático” 16h às 16h05 - Coffe Break 16h10 às 17h - Dr. André Luiz Paes de Almeida, tema “Impactos da Reforma  nas Demandas Trabalhistas” 17h às 18h - Cerimônia de encerramento
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 23/10/2019 por Marcia Bernardes

ALUNOS DA 5ª SÉRIE DA MEDICINA UNIFIPA PARTICIPAM DO EXAME OSCE

No dia 16 de outubro, os alunos da 6ª série do curso de Medicina da UNIFIPA participaram do exame avaliatório com base no método internacional “Objective, Structured Clinical Examination (OSCE)” realizado nos ambulatórios do Hospital Emílio Carlos (HEC). O exame é uma prova prática com ambientes que simulam casos clínicos. Neste ano foram 11 estações simulando casos ligados à Clínica Médica I e II, Clínica Cirúrgica I e II, Ética e Comunicação, Ginecologia e Obstetrícia I e II, Medicina Preventiva I e II e Pediatria I e II.O objetivo da prova é avaliar as habilidades adquiridas pelos alunos diante das possíveis situações clínicas que enfrentarão após a graduação. O exame é parte das diversas ferramentas que a instituição utiliza durante o curso. 64 alunos realizaram a prova prática.De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Eduardo Marques, o exame OSCE permite colher amostras do desempenho do estudante em uma variedade de áreas e fazer o máximo uso do tempo disponível, de modo que tais áreas possam ser avaliadas de uma só vez.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 22/10/2019 por Marcia Bernardes

PEDAGOGIA UNIFIPA ENCANTA CRIANÇAS EM EVENTO NO GARDEN CATANDUVA SHOPPING

No dia 18 de outubro, o curso de Pedagogia UNIFIPA encantou as crianças que passaram pela Praça de Alimentação do Garden Catanduva Shopping com o “Mundo Encantado da Pedagogia”. Mais de 50 crianças participaram das atividades desenvolvidas pelos alunos do 3º ano do curso, que promoveram oficina de Slime, contação de histórias, oficina de Slime, Trilha do Mago, pintura facial, moldes em bexigas, Cantigas e roda, Jogo da velha, Jogo da Trilha e músicas interativas. A atividade teve a supervisão da Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão e Profa. Dra. Silene Fontana. De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Silene Fontana, no curso de Pedagogia há uma forte preocupação em uma etapa fundamental do crescimento infantil, ou seja, a fase do jogo simbólico, nesta fase é importante a oportunidade de vestir fantasias ou a incorporação de personagens ou heróis. “Estes momentos vivenciados pelos licenciandos do curso também são uma excelente oportunidade para o aprofundamento de suas práticas pedagógicas, ou seja, colocam em ação o que estudam teoricamente, momento rico para a comunidade acadêmica interna e uma expansão das atividades para a comunidade extramuros”, frisou a coordenadora.
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 22/10/2019 por Marcia Bernardes

LIGAS DE ENFERMAGEM UNIFIPA REALIZARAM ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

No dia 16 de outubro, as ligas de Enfermagem Materno Infantil e de Saúde Coletiva no CAPS de Catanduva, realizaram orientação de prevenção ao câncer de mama. A orientação integrou as atividades do Outubro Rosa. Durante a atividades, as ligas orientaram as pacientes sobre a importância do autoexame das mamas para a prevenção do Câncer de Mama. Esta abordagem ocorreu com um público específico que precisa de uma abordagem humanizada, o evento foi muito importante para pacientes que tiveram oportunidade de palpar a mama amiga, que simula a presença de nódulos, realizaram o autoexame e tiraram suas dúvidas. Além de favorecer o aprendizado e reforçar as ações socias realizadas por graduandos do curso de enfermagem”, explicou a Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes. Também participaram da atividade, a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin, alunos das ligas e da egressa do curso de enfermagem, Bruna Paulino.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 21/10/2019 por Marcia Bernardes

PROJETO TECNO RECICLE ARRECADOU UM CAMINHÃO DE EQUIPAMENTOS

O Projeto Tecno Recicle desenvolvido pela FAECA Júnior - Empresa de Consultoria do curso de Administração UNIFIPA em parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte(AR ) e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte arrecadou um caminhão de equipamentos. O projeto foi uma das atividade dentro da XXVIII Semana Monsenhor Albino, que se estendeu até o final de setembro. No dia 10 de outubro foram finalizadas a contagem de material recolhido, que entre os equipamentos havia impressoras, computadores, telefones, celulares, aparelhos eletroeletrônicos, entre outros. De acordo com a presidente da Faeca Jr., Kemilly Piveta para o próximo ano será montada uma estratégia para busca desse material arrecado, para que o volume seja triplicado. “A Associação dos Recicladores dará destino correto aos mesmos, pois foram treinados pela USP para desenvolver o desmanche de equipamentos tecnológicos. Agradecemos o apoio da ACE e o Sincomércio de Catanduva foram parceiros e apoiadores do projeto, que além de divulgar aos seus associados, foram pontos de coleta dos equipamentos”, frisou a presidente.    
Centro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 21/10/2019 por Marcia Bernardes

HCC PARTICIPA DE PROGRAMA DE TECNOLOGIA DA FATEC NA CBN

O médico rádio-oncologista, Dr. Neris José Rodrigues de Oliveira, e a física-médica, Dra. Thaís Regina Anghinoni, do Hospital de Câncer de Catanduva, participaram de programa na Rádio CBN, no dia 10 de outubro. A participação foi um convite da FATEC (Faculdade de Tecnologia) de Catanduva para abordar a temática “A tecnologia aliada a prevenção do câncer”, em que abordaram sobre o Acelerador Linear e sua contribuição para o tratamento da doença. A entrevista foi realizada pela diretoria da Instituição de Ensino, Profa. Dra. Rosimar de Fátima Schinelo.
Hospital de Câncer de Catanduva
Publicado em 21/10/2019 por Marcella Milani

ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA RECEBERAM COORDENADOR DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

No dia 9 de outubro, os alunos do 5º e 6º de Medicina UNIFIPA/FAMECA tiveram palestra com o coordenador do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa Mais Médicos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Prof. Dr. José Calos Cacau Lopes. Ao todo, 90 alunos estiveram presentes na palestra com o tema de “Programa mais Médicos: impacto das politicas de saúde e o projeto atual do governo”. O objetivo do encontro foi discutir o cenário das politicas de saúde e como isto impacta no trabalho do médico, além de apresentar o histórico do Programa mais Médicos e o projeto atual do governo para este programa.  
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 21/10/2019 por Marcia Bernardes

FPA RECEBE INTERVENÇÃO CONTRA O SUICÍDIO

  Os colaboradores da Fundação Padre Albino participaram de intervenções contra o suicídio, alusivas ao Setembro Amarelo, promovidas pelos psicólogos da instituição e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). As atividades foram realizadas ao longo do mês de setembro no Hospital Emílio Carlos, Hospital Padre Albino, Padre Albino Saúde, Ambulatório Médico de Especialidades, Recanto Monsenhor Albino, Museu Padre Albino e Colégio Catanduva em que aconteceram dinâmicas de grupo, música reflexiva e apresentações multimídia trazendo contextos para a melhor abordagem do tema. No Colégio Catanduva, a ação foi desenvolvida com alunos do 7º e 8º ano desenvolvendo a temática “bullying, isso não é brincadeira”.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 21/10/2019 por Marcella Milani

PREMIADO NO CIC DOA PRÊMIO AO HCC

O aluno do terceiro ano do curso de Direito e estagiário do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, Luiz Henrique Ramos de Lima, foi classificado em 2º lugar durante o XI Congresso de Iniciação Científica (CIC) da instituição de ensino e doou o valor da premiação para o Hospital de Câncer de Catanduva. A doação do prêmio, no valor de R$ 100, foi uma decisão do grupo ganhador com a finalidade de incentivar a comunidade a abraçar a causa. “Nossa ideia foi conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância das doações ao HCC para dar continuidade ao tratamento dos pacientes que é 100% gratuito e principalmente por oferecer o tratamento completo próximo de casa, vivenciei na família as dificuldades de locomoção até outra cidade para o tratamento e depois da experiência, vi a real importância”, disse Luiz. O trabalho premiado abordou as práticas para redução/eliminação do passivo trabalhista: como utilizar os programas de compliance para evitar ações judiciais trabalhistas e foi coordenado pelo Prof. Me. Kleber Henrique Saconato e pela egressa Leila Renata Ramires Masteguin e elaborado pelos alunos Adriano Antônio de Oliveira, Bruno da Silva Rodrigues, Igor Melhado Gardinal, Isabelle Galvani Pereira, Larissa Pedrasoli, Lucas Baisso Cesarino, Lucas Correa Leite, Luiz Henrique Ramos de Lima, Maria Eduarda Bezerra Marcos, Matheus Aparecido Lourençano e Thales Henrique dos Santos. “Por meio desta ação, queremos demonstrar que o pouco que temos já basta para fazer um bem enorme a quem menos imaginamos e que por mais que artigos, livros e o estudo nos tornem mais técnicos, nunca deixemos de visar a verdadeira prioridade: a solidariedade e a importância da vida humana”, ressaltaram os alunos que fizeram a doação.
Hospital de Câncer de Catanduva
Publicado em 21/10/2019 por Marcella Milani

BRIGADISTAS SE PREPARAM PARA PERÍODO DE CHUVA

As Brigadas da Dengue do Hospital Emílio Carlos e do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA participaram de treinamento e reunião de apresentação dos últimos meses de vistorias em que não houve notificação pela Equipe Municipal de Combate ao Aedes Aegypti (EMCAa). Na ocasião, os brigadistas também receberam novas orientações para um olhar mais crítico em relação ao ambiente de trabalho para identificar e eliminar possíveis focos de dengue, além de preparação da equipe para o período de chuva, época que requer mais atenção. O treinamento aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro e foi conduzida pelo administrador do HEC, Benedito Carlos Rodrigues, a técnica de segurança do trabalho, Marília Cecília Diniz, do SESMT (Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), e Diego Luiz da Silva Palmieri, microscopista do EMCAa.
Fundação Padre Albino
Publicado em 21/10/2019 por Marcella Milani

VOTE NA FPA PARA O PRÊMIO LIDE

A Fundação Padre Albino foi indicada para a segunda fase do Prêmio Líderes Regionais - Noroeste Paulista 2019, o maior reconhecimento de empresas e líderes do noroeste paulista, para a categoria Terceiro Setor. A votação acontece até o dia 22/10 para o público em geral e as 3 mais votadas irão para a fase final, em que uma se consagrará campeã através da escolha do comitê de gestão do LIDE. Contamos com você! Vote e escolha a Fundação Padre Albino na categoria Terceiro Setor. www.lideriopreto.com.br/premiolide
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/10/2019 por Marcella Milani

ÍNDICE DE ABSTENÇÃO DO VESTIBULAR DA MEDICINA UNIFIPA/FAMECA É DE 6,09%

O índice de abstenção do Vestibular da Medicina UNIFIPA/FAMECA é de 6,09%. As provas aconteceram neste sábado e domingo, dias 12 e 13 de outubro, com provas em Catanduva e São Paulo, sob responsabilidade da VUNESP. No dia 12, foram aplicadas provas de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais e distribuídas pelas disciplinas de Matemática (11), Biologia (11),Geografia (11), Física (11), História (11), Química (11), Língua Portuguesa (11)e Língua Inglesa (09). No dia 13 a prova será de conhecimentos específicos e redação, com 20 questões discursivas de Biologia (08), Química (06) e Física (06), mais Redação em Língua Portuguesa. O gabarito está disponibilizado no site www.vunesp.com.br, e a divulgação dos resultados a partir de 6 de novembro, também no site da VUNESP. As matrículas começam no dia 8 de novembro, através de editais disponibilizados no site www.unifipa.com.br.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 15/10/2019 por Marcia Bernardes

CURSO DE MEDICINA DA UNIFIPA COMEMOROU 50 ANOS E REUNIU MAIS 600 PESSOAS NO ÚLTIMO SÁBADO

No dia 12 de outubro, o curso de Medicina UNIFIPA/FAMECA encerrou as atividades de comemoração dos seus 50 anos. Umas das atividades foi denominada de “Revivendo Momentos”, que trata-se da cápsula do tempo com o histórico dos 50 anos do curso, com a participação de mais 200 pessoas. Estiveram presentes na solenidade, o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luis Valiatti, o reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, além de ex-alunos de diversas turmas formadas pelo curso. Às 9h00 foi fechada a cápsula do tempo com o histórico da Fundação, do curso de Medicina/Fameca, do centenário do Padre Albino, jornais do dia, selo da festa de 50 anos, entre outros. Na sequencia aconteceu o plantio de 50 mudas de orquídeas, no pátio do Campus Sede da UNIFIPA, que teve a parceria da Associação Orquidófila Catanduvense. No mesmo dia, foi realizado o jantar comemorativo no Clube de Tênis Catanduva, a partir das 21 horas, com a participação de mais de 600 pessoas, entre ex-alunos e seus familiares. A festa teve a animação da Banda Odysseya, Gaby Moretto e Dj Antonio Vilas. “Foi uma noite muito especial para todos: alunos, familiares, convidados, professores, diretores e principalmente para os formandos da primeira turma, grandes profissionais, hoje espalhados por várias cidades do país, que puderam trocar experiências e matar a saudade”, comemorou o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luis Valiatti.
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 15/10/2019 por Marcia Bernardes

PROCESSO SELETIVO DA MEDICINA UNIFIPA/FAMECA ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA

           As provas do Processo Seletivo/Vestibular 2020 do curso de Medicina UNIFIPA/FAMECA acontecerão neste sábado e domingo, dias 12 e 13 de outubro, com provas em Catanduva e São Paulo, sob responsabilidade da VUNESP. O curso oferece 100 vagas em período integral (manhã e tarde).             Em Catanduva, as provas serão realizadas no Colégio Jesus Adolescente-Anglo, na Rua Augusto Canozo, 255, Parque Joaquim Lopes, e no Campus São Francisco da UNIFIPA, na Rua Seminário, 281, São Francisco. Em São Paulo as provas serão na UNIP Campus Paraíso, no 3º e 4º andares, na Rua Vergueiro, 1211, Bairro Paraíso (Aclimação). Os portões serão abertos às 13h00 para início das provas às 14h00.             No dia 12 as provas serão constituídas de 86 questões, sob a forma de teste de múltipla escolha, de Conhecimentos Gerais, distribuídas pelas disciplinas de Matemática (11), Biologia (11), Geografia (11), Física (11), História (11), Química (11), Língua Portuguesa (11) e Língua Inglesa (09). No dia 13 a prova será de conhecimentos específicos e redação, com 20 questões discursivas de Biologia (08), Química (06) e Física (06), mais Redação em Língua Portuguesa.             O gabarito será disponibilizado após o término das provas no site www.vunesp.com.br e a divulgação dos resultados a partir de 6 de novembro, também no site da VUNESP. As matrículas começam no dia 8 de novembro, através de editais disponibilizados no site www.unifipa.com.br.
Medicina
Publicado em 11/10/2019 por Mauro Assi

VESTUNIFIPA ACONTECE NOS DIAS 16 E 17 DE OUTUBRO

         O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) promove a sua Feira de Vestibular, a VESTUNIFIPA, nos dias 16 e 17 de outubro, das 8h às 12h e das 19h30 às 22h. Com visita guiada por monitores, alunos do terceiro ano do Ensino Médio e de cursos técnicos de Catanduva e região conhecerão toda a estrutura física e os 9 cursos disponíveis na instituição.          Para saber mais sobre a feira acesse www.unifipa.com.br/vestunifipa  Para participar, entre em contato pelo 0800-772-5393.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/10/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA DIVULGA PREMIADOS NO XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO

        A UNIFIPA divulgou neste dia 11 de outubro os premiados no XI Congresso de Iniciação Científica (CIC) e no X Workshop de Pós-Graduação, promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC). Foram premiados 16 trabalhos, divididos em modalidade oral e painel, nas áreas de saúde, ciências sociais aplicadas e ciências sociais. Os premiados deverão procurar a secretaria dos cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Direito, Administração, Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado para informar-se sobre a retirada do prêmio.         O CIC e o Workshop de Pós-Graduação tiveram 480 inscritos, sendo que 148 trabalhos foram apresentados oralmente e 11 em painéis, nos campi Sede e São Francisco, nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Pós-Graduação. Premiados MODALIDADE ORAL – ÁREA DA SAÚDE 1º LUGAR MODALIDADE ORAL – Medicina Título do trabalho: Cefaleia e TPM: são comórbidos? Autor apresentador: Tulio Ruiz Eschiapati Orientadora: Profa. Dra. Eliana Meire Melhado Coautores: Jessica Bidurin Picolo, Mariana Arantes Santos, Guilherme Martins Tahan, Rafael Dias Maria, Ana Clara Volpato de Matos, Ana Carolina Chaguri, Bruna Stangherlin, Amanda Silva Lino de Matos.   2º LUGAR MODALIDADE ORAL – Medicina Título do trabalho: Teste de Ishihara em crianças de 4 e 5 anos na população escolar de Catanduva. Autor apresentador: Thiago Salomão Munhoz Orientadora: Profa. Ma. Maria Elizabete Jimenes de Campos Coautores: Beatriz Camargo Castro, Layra Rayanne de Oliveira Ferraz Santos, Marcela Vayego Lourenço, Nicolas Joseph Della Matta   MODALIDADE ORAL – ÁREA DA SAÚDE 1º LUGAR MODALIDADE ORAL – Biomedicina Título do trabalho: Isotretinoína durante a gestação e malformações fetais associadas. Autor apresentador: Letticia Segóvia Orientador: Profa. Dra. Ana Paula Girol   2º LUGAR MODALIDADE ORAL – Biomedicina Título do trabalho: Estudo clinico para avaliação da laser terapia associada ao microagulhamento para o rejuvenescimento facial. Autor apresentador: Andrea Perpetua Arf Torres Orientadora: Profa. Dra. Márcia Alcântara Santos Cavazzana Coautores: Taís Carolina Martinez dos Santos   1º LUGAR MODALIDADE ORAL – Enfermagem Título do trabalho: Avaliação do conhecimento materno sobre manobra de Heimlich: construção de cartilha educativa. Autor apresentador: Victória Larissa dos Santos Orientador: Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes   2º LUGAR MODALIDADE ORAL – Enfermagem Título do trabalho: Ambiente virtual de aprendizagem: uma estratégia contemporânea para o ensino de osteologia em enfermagem. Autor apresentador: Adriani Izabel de Souza Moraes Orientador: Profa. Dra. Maria Claudia Parro   MODALIDADE ORAL – PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE 1º LUGAR PÓS-GRADUAÇÃO na área da saúde Título do trabalho: Efeito anti-inflamatório do extrato alcoólico da garcinia brasiliensis em modelo de doença pulmonar obstrutiva crônica induzida pela fumaça do cigarro. Autor apresentador: Lucas Possebon Orientadores: Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, Profa. Dra. Ana Paula Girol Coautores: Isabella Gomes, Ariane Harumi Yoshikawa, Jessica Messias da Silva, Sara de Souza Costa, Melina Mizusaki Iyomasa Pilon, Helena Ribeiro Souza. Pós-Graduação UNESP e UNIFIPA   2º LUGAR PÓS-GRADUAÇÃO na área da saúde Título do trabalho: Avaliação fitoquímica, da capacidade antioxidante e dos efeitos citotóxicos do extrato aquoso da Garcinia kola. Autor apresentador: Hadidjatou Dairou Orientadores: Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, Profa. Dra. Ana Paula Girol Coautores: Ariane Harumi Yoshikawa, Sara de Souza Costa, Helena Ribeiro Souza.   Pós-Graduação UNIFIPA MODALIDADE ORAL – ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 1º LUGAR MODALIDADE ORAL – Direito Título do trabalho: Os avanços e retrocessos dos direitos LGBT: uma análise a partir da historiografia do movimento social em prol da diversidade sexual e de gênero. Autor apresentador: Túlio José Brunetti Orientador: Profa. Ma. Márcia Maria Menin Coautores: Guilherme Bartolomeu dos Santos, Poliana Rosa dos Santos, Isabelle Anastácio, Mário Quiudini Neto, Laren Nascimento, Luís Augusto Guareis dos Santos, Julia Campos de Oliveira.   2º LUGAR MODALIDADE ORAL – Direito Título do trabalho: Práticas para redução/eliminação do passivo trabalhista: como utilizar os programas de compliance para evitar ações judiciais trabalhista. Autor apresentador: Luiz Henrique Ramos de Lima Orientador: Prof. Me. Kleber Henrique Saconato Afonso Coautores: Leila Renata Ramires Masteguim, Adriano Antonio de Oliveira, Bruno da Silva Rodrigues, Igor Melhado Gardinal, Isabelle Galvani Pereira, Larissa Pedrasoli, Lucas Baisso Cesarino, Lucas Correa Leite, Maria Eduarda Bezerra Marcos, Aparecido Lorençano Matheus, Thales Henrique dos Santos.   MODALIDADE ORAL – ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 1º LUGAR MODALIDADE ORAL – Administração e Pós-Graduação Autor apresentador: Almir Renato de Souza Título do trabalho: O profissional da contabilidade na visão do empresário. Orientador: Prof. Me. André Luiz Franco Coautor: Renato Martins   2º LUGAR MODALIDADE ORAL – Administração e Pós-Graduação Título do trabalho: Estudo da aplicação e eficácia da lei newcomb-benford em dados financeiros e contábeis. Autor apresentador: Gabriel Camara Mariano Orientador: Prof. Me. André Luiz Franco   MODALIDADE ORAL – ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 1º LUGAR MODALIDADE ORAL – Educação Física Licenciatura e Bacharelado Título do trabalho: Efeito agudo do método Drop set durante exercício com pesos no desempenho muscular, lactato sanguíneo e percepção subjetiva do esforço em homens adultos jovens. Autor apresentador: Beatriz dos Santos Silva Orientador: Prof. Dr. José Claudio Jambassi Filho   2º LUGAR MODALIDADE ORAL – Educação Física Licenciatura e Bacharelado Título do trabalho: A influência da dança no ensino fundamental: no desenvolvimento motor e a expressão corporal. Autor apresentador: Guilherme Henrique Gonçalves Orientador: Prof. Esp. Carlos Alexandre Mendes Coautores: Alberto Ming, Leandro Baratela, Thales Taliate   MODALIDADE PAINEL – ÁREA DA SAÚDE 1º LUGAR MODALIDADE PAINEL – Medicina Título do trabalho: Avaliação da proteína anti-inflamatória Anexina A1 e quantificação das células inflamatórias na uveíte experimental autoimune. Autor apresentador: Luisa Bellodi Montresor Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Girol Coautores: Sara Ramilo Tencarte, Lucas Possebon, Melina Mizusaki.Iyomasa-Pilon, Sara de Souza Costa, Ana Paula Girol   2º LUGAR MODALIDADE PAINEL – Medicina Título do trabalho: Impacto do método canguru na adesão ao aleitamento materno exclusivo em um hospital escola do noroeste paulista: resultados preliminares. Autor apresentador: Victor Hugo Galbetti Orientador: Profa. Dra. Luciana Doto Sabattini Coautores: Gabrielle Sayuri Yassumoto, Livia Murasca Monteleone, Nathália Wicher Sestito    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/10/2019 por Mauro Assi

FUNCIONÁRIOS DA FPA PROMOVEM DIA DA CRIANÇA NO HEC

No dia 9 de outubro foi comemorado o Dia da Criança no Hospital Emílio Carlos para os pacientes mirins. Foram distribuídas pipoca, algodão doce, brigadeiro, pirulito e sacolinha surpresa e aconteceu contação de histórias para crianças e adultos (pacientes e acompanhantes). A comemoração foi promovida pelos funcionários da Fundação Padre Albino e pela comunidade, que doaram as guloseimas. Alguns funcionários se fantasiaram para tornar o atendimento lúdico. O setor de assistência social do HEC agradeceu a todos que participaram da ação. “Nosso intuito é trazer sorrisos tanto das crianças quanto dos pais que estão aqui por motivos de saúde e sabemos como essa ação torna a permanência no hospital mais leve.”
Hospital Emílio Carlos
Publicado em 11/10/2019 por Marcella Milani

MEDICINA COMEMORA 50 ANOS COM ATIVIDADES NESTE SÁBADO

              O curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA encerra a programação comemorativa dos seus 50 anos com jantar no Clube de Tênis Catanduva neste sábado (12), a partir das 21h00. De acordo com o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jorge Valiatti, mais de 550 egressos aderiram ao jantar, que terá animação de DJ, Banda Odysseya e Gaby Moretto.             Ainda neste dia, partir das 8h00, a UNIFIPA/FAMECA ficará aberta para o ex-aluno visitar suas instalações, na atividade denominada “Revivendo momentos”. Às 9h00 será fechada a cápsula do tempo com o histórico da Fundação, do curso de Medicina/Fameca, do centenário do Padre Albino, jornais do dia, selo da festa de 50 anos, entre outros; às 10h00, plantio de 50 mudas de orquídeas em parceria com a Associação Orquidófila Catanduvense.   A FAMECA                   O curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA foi autorizado a funcionar em 06 de junho de 1.969 pelo Conselho Federal de Educação. A faculdade foi instalada em prédio construído para ser hospital, na Rua Monte Aprazível, Vila Guzzo, onde hoje funciona o Colégio Catanduva. A primeira turma foi iniciada em 1970. No dia 01 de outubro de 1.974, antes mesmo de formar a sua primeira turma, a FAMECA obteve seu reconhecimento através do Decreto Federal nº. 74.630. Desde o seu reconhecimento, já graduou 2.766 médicos, alguns dos quais, atuam, hoje, como docentes da própria FAMECA.  
Medicina
Publicado em 10/10/2019 por Mauro Assi

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SAÚDE É TEMA DE TREINAMENTO

Os funcionários do Serviço de Higiene e Limpeza do Hospital Emílio Carlos e do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA receberam treinamento sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS), uso correto e higienização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), sinalização de segurança, equipamento de proteção coletiva (EPC), normas de adornos, alimentação e calçados, previstas na NR32 e Acidente de Trabalho. O treinamento foi realizado na primeira semana de outubro para a prevenção de acidentes dentro das empresas, assim como a disseminação dos procedimentos necessários para a execução correta e segurança, visando a proteção e integridade física de todos os colaboradores. Ele foi ministrado pelos técnicos em segurança do trabalho do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) Carlos Henrique Ornellas e Marília Cecília Diniz e pela enfermeira do Núcleo de Educação Permanente Joyce Elaine Bessane. “Por meio do treinamento, o trabalhador aprende a adotar uma cultura prevencionista no dia a dia, refletindo e analisando cada etapa a ser cumprida durante o processo”, ressaltou a equipe do SESMT.
Fundação Padre Albino
Publicado em 10/10/2019 por Marcella Milani

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SAÚDE É TEMA DE TREINAMENTO

Os funcionários do Serviço de Higiene e Limpeza do Hospital Emílio Carlos e do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA receberam treinamento sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS), uso correto e higienização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), sinalização de segurança, equipamento de proteção coletiva (EPC), normas de adornos, alimentação e calçados, previstas na NR32 e Acidente de Trabalho. O treinamento foi realizado na primeira semana de outubro para a prevenção de acidentes dentro das empresas, assim como a disseminação dos procedimentos necessários para a execução correta e segurança, visando a proteção e integridade física de todos os colaboradores. Ele foi ministrado pelos técnicos em segurança do trabalho do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) Carlos Henrique Ornellas e Marília Cecília Diniz e pela enfermeira do Núcleo de Educação Permanente Joyce Elaine Bessane. “Por meio do treinamento, o trabalhador aprende a adotar uma cultura prevencionista no dia a dia, refletindo e analisando cada etapa a ser cumprida durante o processo”, ressaltou a equipe do SESMT.
Fundação Padre Albino
Publicado em 10/10/2019 por Marcella Milani

UNIFIPA E MAHATMA GANDHI REALIZAM DEBATE SOBRE SAÚDE MENTAL

           A UNIFIPA e a Associação Mahatma Gandhi realizam no dia 10 de outubro debate interdisciplinar – Integrando Saberes em Saúde Mental no Hospital Mahatma Gandhi, das 8 às 12 horas. A ação será para celebrar o Dia Internacional da Saúde Mental, comemorado neste mês de outubro.             O debate é dirigido para profissionais da área de saúde e alunos de Enfermagem. A inscrição para o evento será feita no local. O encontro foi organizado pela pró-reitora de Educação a Distância da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Rita Braga, Liga de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental da UNIFIPA, pela coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, e pelo docente Prof. Me. Tiago Silva.   Programação 8h – Inscrições 8h30 – Abertura – Profª Drª Maria Cláudia Parro – Coordenadora do curso de Enfermagem – UNIFIPA. 8h45 – Apresentação da Liga de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental 9h-10h – Cine debate interdisciplinar - Mediadora: Profª Drª Maria Rita Braga -  Docente responsável pela disciplina de Enfermagem em Saúde Mental e Liga de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental – Enfermagem – UNIFIPA Saúde mental em filmes e vídeos Prof. Me. Aline Fiori dos Santos Feltrin – Docente UNIFIPA Prof. Me. João César Jacon – Docente UNIFIPA 10h–12h – Integração Ensino–Serviço Integralidade do cuidado em saúde mental Mediador: Prof. Me. Tiago Aparecido da Silva - Docente do curso de enfermagem – UNIFIPA e Coordenador Técnico da Associação Mahatma Gandhi. Apresentação artística e roda de conversa Guilherme Brito Discussão de casos Aparecida Lúcia Pereira dos Reis – Enfermeira CAPS AD Juliana Saravalli – Psicóloga CAPS II Mariana Gomes Silva – Terapeuta Ocupacional CAPS II  
Enfermagem
Publicado em 09/10/2019 por Mauro Assi

LIGA DE SAÚDE COLETIVA DA ENFERMAGEM REALIZA OFICINA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

           No dia 30 de setembro, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou oficina do Curso de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Catanduva no salão da Igreja de Santo Antônio. A capacitação, que abordou os temas Ética Profissional e Práticas Integrativas e Complementares (PICs), foi ministrada para os agentes das Unidades  de Saúde da Família dos bairros Santo Antônio e Jardim Gaviolli. A ação teve a participação das alunas Letícia, Tatiane, Hillary, Gabriela e Ana Júlia.               De acordo com a Profa. Ma. Aline Fiori Feltrin, o objetivo da oficina é promover a educação permanente dos agentes, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática e qualificação de sua atuação no SUS e no seu papel no trabalho em equipe na Atenção básica, sendo aprofundado neste encontro a Bioética em Saúde e as práticas integrativas e complementares no SUS.  
Enfermagem
Publicado em 09/10/2019 por Mauro Assi

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SAÚDE É TEMA DE TREINAMENTO

            Os funcionários do Serviço de Higiene e Limpeza do Hospital Emílio Carlos e da UNIFIPA receberam treinamento sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS), uso correto e higienização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), sinalização de segurança, equipamento de proteção coletiva (EPC), normas de adornos, alimentação e calçados, previstas na NR32 e Acidente de Trabalho.             O treinamento foi realizado na primeira semana de outubro para a prevenção de acidentes, assim como a disseminação dos procedimentos necessários para a execução correta e segurança, visando à proteção e integridade física de todos os funcionários. Ele foi ministrado pelos técnicos em segurança do trabalho do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) Carlos Henrique Ornellas e Marília Cecília Diniz e pela enfermeira do Núcleo de Educação Permanente Joyce Elaine Bessane.             “Por meio do treinamento, o trabalhador aprende a adotar cultura prevencionista no dia a dia, refletindo e analisando cada etapa a ser cumprida durante o processo”, ressaltou a equipe do SESMT.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 09/10/2019 por Mauro Assi

TERCEIRA IDADE PLANTA ÁRVORE PARA CELEBRAR OS 20 ANOS DO PROJETO

              No dia 24 de setembro, o Projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA plantou uma árvore no pátio do Campus Sede para comemorar os 20 anos do projeto completados neste ano. O plantio foi feito em parceira com o curso de Engenharia Agronômica.             As alunas do projeto observaram toda a técnica do plantio, orientado pela docente do curso de Engenharia Agronômica, Profa. Dra. Maria Izabela Ferreira, que também explicou a elas sobre os cuidados futuros para que a árvore possa crescer saudável.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 09/10/2019 por Mauro Assi

LIGA DE ENFERMAGEM FAZ TESTE DE ACUIDADE VISUAL EM ESCOLA DE CATANDUVA

            A Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Profa. Ana Paula de Vechi Correa e cinco alunas, realizou avaliação de acuidade visual (Teste de Snellen) em alunos da EE Barão do Rio Branco, em Catanduva, no dia 30 de setembro, das 9h00 às 11h30.             A atividade faz parte do Programa de Saúde na Escola, programa interministerial da Saúde e Educação que integra ações de saúde nas escolas para promoção, prevenção e educação em saúde e a avaliação da acuidade visual é uma delas. “Através dessas ações é possível ampliar o acesso aos serviços de saúde, bem como formar multiplicadores de conhecimento”, explicou a professora.    
Enfermagem
Publicado em 08/10/2019 por Mauro Assi

XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFIPA TEM 480 INSCRITOS

A UNIFIPA realizou nos dias 03 e 04 de outubro o XI Congresso de Iniciação Científica e o X Workshop de Pós-Graduação, promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), com o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa científica na Instituição, divulgando para a comunidade acadêmica os trabalhos realizados pelos alunos das faculdades e docentes.             Na abertura oficial, no dia 03, o diretor de Inovação e Redes do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior), Fábio Reis, ministrou a palestra “IV Revolução Industrial e a Inovação do Ensino Superior”. Nesta sexta-feira (04) foram apresentados os trabalhos científicos e o Projeto Discentes da UNIFIPA.             O CIC e o Workshop de Pós-Graduação tiveram 480 inscritos, sendo que 148 trabalhos foram apresentados oralmente e 11 em painéis, nos campi Sede e São Francisco, nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Pós-Graduação. A premiação dos trabalhos será divulgada no site do CIC no dia 11 de outubro próximo.             A  Iniciação Cientifica é modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação  são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio. Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter formação completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/10/2019 por Mauro Assi

PRÓ-REITORA DE EAD CONCLUI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

            A pró-reitora de Educação a Distância da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Rita Braga, concluiu neste mês de setembro o curso de Especialização em Educação e Tecnologias: Gestão da Educação a Distância oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).             O curso teve início em março/2018.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/10/2019 por Mauro Assi

CORES PELA VIDA ACONTECE NESTE SÁBADO

  “Cores pela Vida”, evento alusivo ao Outubro Rosa/Novembro Azul, acontece neste sábado, 05 de outubro, a partir das 9h, na praça da Matriz em Catanduva. A ação contará com parceiros importantes na promoção da saúde e qualidade de vida, atividades e dinâmicas, além de passeata e apresentações de música e dança. O evento segue até as 12h com médicos especialistas, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que orientarão homens e mulheres sobre a doença, tratamento e efeitos dos medicamentos, além de dinâmicas, distribuição de mimos, sorteio de brindes, aferição de pressão e glicemia, testagem rápida de sífilis e HIV, designe de sobrancelha, acupuntura e conscientização com as equipes do SAMU, EMCAa, Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos, Hospital de Câncer de Catanduva, Hospital Mahatma Gandhi, Padre Albino Saúde, Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, Prefeituras de Catanduva, Elisiário e Ariranha, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e exposição dos grupos da AVCC Catanduva, Associação Sempre Viva e Ateliê Amor ao Próximo.
Fundação Padre Albino
Publicado em 03/10/2019 por Marcella Milani

AÇÃO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

           A Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou ação de promoção e prevenção à saúde com temática do suicídio e referente ao Setembro Amarelo no dia 18 de setembro, das 8h00 às 10h00, na USF do bairro Gabriel Hernandes, em Catanduva.             A Profa. Aline Feltrin e a aluna do 4º ano Victória Larissa dos Santos falaram à população presente e aos profissionais daquela Unidade de Saúde da Família no sentido de conscientizá-los a respeito dos sinais e sintomas de casos de ideação suicida, incentivando a procura por ajuda para acompanhamento. “Precisamos falar sobre o suicídio. O número de suicídios vem aumentando no Brasil nos últimos anos. Ainda assim, falar sobre suicídio é um tabu no Brasil – o que não ajuda nas ações de conscientização e alimenta a propagação de informações inverídicas a respeito do assunto”, disse Aline.  
Enfermagem
Publicado em 03/10/2019 por Mauro Assi

NR-32 PARA ALUNOS DE MEDICINA

        Nos dias 24 de setembro e 1º de outubro, o técnico de segurança do trabalho Ronaldo da Silva Costa, integrante do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho/SESMT da Fundação, ministrou palestra para alunos do 1º ao 4º anos do curso de Medicina da UNIFIPA. O técnico abordou a NR-32, que disciplina o uso de jalecos nos refeitórios, fora dos hospitais e também do consumo de alimentos fora dos locais apropriados nos hospitais.  
Medicina
Publicado em 03/10/2019 por Mauro Assi

CURSO DE FARMÁCIA ORIENTA SOBRE DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS

             No dia 18 de setembro, alunos do curso de Farmácia da UNIFIPA ministraram palestra sobre descarte correto de medicamentos vencidos nas UBSs do Jardim Gavioli e Solo Sagrado, em Catanduva, atividade alusiva à Semana Monsenhor Albino. Na palestra foram abordados o descarte correto de medicamentos vencidos, sobras de medicamentos e perfurocortantes, como agulhas de insulina.                 A coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, disse que a grande maioria da população tem dúvida e que muitos, por falta de informações a respeito do descarte correto, acabam jogando os medicamentos no lixo comum ou diretamente nas pias e vasos sanitários. “Descartar esses itens no lixo comum ou no esgoto doméstico é algo que não deve ser feito, uma vez que os sistemas de tratamento não conseguem eliminar muitas das substâncias presentes nos medicamentos, que uma vez dissolvidas na água acabam contaminando o meio ambiente, os peixes e mesmo pessoas que bebem dessa água e consomem ou alimentam-se desses animais”, alerta a Profa. Andreia.             A Profa. Andreia informa que muitas farmácias e drogarias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades de Saúde, hospitais e até mesmo supermercados. “Caso não haja nenhum desses postos de coleta no bairro ou município, deve-se procurar a Vigilância Sanitária local”, acrescenta. Ela ressaltou que itens que fazem parte da chamada embalagem secundária do medicamento, como caixas de papel e bulas, podem ser descartados diretamente no lixo comum, pois não entram em contato direto com o medicamento, não sendo tóxicas para o meio ambiente.             Com relação aos materiais perfurocortantes, Profa. Andreia recomenda que devem ser guardados dentro de embalagens resistentes, como latas e plásticos, ou mesmo no interior de garrafas pet vazias, para eliminar o risco de acidentes e só devem ser descartados nos postos de coleta. “Jamais descartá-los no lixo comum, devido ao risco de contaminação ambiental e das pessoas que entram em contato direto com o resíduo, como garis e catadores”, esclarece.             A coordenadora do curso de Farmácia da UNIFIPA lembra que a conscientização ainda é a melhor maneira de evitar acidentes e contaminações com medicamentos vencidos, sobras e perfurocortantes. “Venceu ou sobrou? Descarte corretamente. Não existe medicamento sem risco”, finaliza.      
Farmácia
Publicado em 02/10/2019 por Mauro Assi
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA